Das oportunidades do setor cacaueiro no sul da Bahia às estratégias de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na Amazônia. Ações do Instituto Arapyaú dentro do foco estratégico de desenvolvimento territorial foram objeto de encontros com autoridades do Governo, em Brasília (DF).
A diretora-executiva, Thais Ferraz, o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia, Ricardo Gomes, e representantes da cadeia do cacau se reuniram no final de abril com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. O objetivo do encontro foi debater as principais oportunidades no setor cacaueiro, além dos benefícios sociais, ambientais e econômicos do modelo de produção em sistema agroflorestal viabilizado por pequenos produtores. O enfrentamento à monilíase, doença que ataca os cacaueiros, também foi foco do debate.
Estiveram presentes representantes do Centro de Inovação do Cacau, Sistema CNA Senar, AIPC, Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas, Cargill, Barry Callebaut Group, Mondelēz International, Sistema Faeb/Senar, CocoaAction Brasil, entre outros.
Também no final de abril, Lívia Pagotto, gerente sênior de conhecimento do Arapyaú, e Fernanda Rennó, consultora do instituto, estiveram em uma reunião no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O encontro abriu diálogo sobre possíveis cooperações relacionadas à estratégia CT&I (ciência, tecnologia e inovação) na Amazônia e projetos estruturados pelo Instituto Arapyaú e o Instituto Agni, junto a diversos atores da região.
Lívia e Fernanda, que também são secretárias executivas da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, foram recebidas por Marcia Barbosa, secretária de Políticas e Programas Estratégicos, Osvaldo Moraes, diretor do Departamento para o Clima e Sustentabilidade da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos, e Leandro Bortolozo Pedron, diretor do Departamento de Programas.
Protagonismo do Brasil para liderar soluções climáticas foi destaque em Davos. Crédito: acervo. Colocar o…
Visão integrada ganha amplitude com a chegada da COP 30. Crédito: acervo. O Instituto Arapyaú…
Para o grupo de fellows do Instituto Arapyaú, 2024 foi um ano de consolidação de…
Produções mostram a ligação entre Amazônia e Mata Atlântica, dois territórios prioritários para a atuação…
Seja nosso seguidor e acompanhe todas as novidades; links abaixo. Crédito: divulgação. Com o objetivo…
Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…