Em Movimento lança Atlas das Juventudes e traça retrato detalhado dos jovens brasileiros

Em Movimento lança Atlas das Juventudes e traça retrato detalhado dos jovens brasileiros
Mariana Resegue, do Em Movimento, apresenta o Festival Atlas das Juventudes

O Em Movimento, aliança de organizações que atuam em prol do desenvolvimento das juventudes, lançou no início deste mês o Atlas das Juventudes, uma extensa pesquisa de escala nacional sobre jovens brasileiros com idade entre 15 e 29 anos – faixa que abarca 50 milhões de pessoas no país. Hoje, essa parcela constitui a maior geração de jovens da história do Brasil, como mostram os dados do atlas.

De acordo com o levantamento, vivemos um bônus demográfico nas últimas duas décadas, isto é, uma janela de oportunidades de crescimento econômico e progresso social dado o tamanho da população jovem, no auge da atividade. Mas esse cenário se inverterá a partir desse ano – o que torna ainda mais urgente criar oportunidades para qualificar esses jovens, e garantir que eles tenham pleno desenvolvimento.

Lançado em um festival que contou com debates, oficinas e shows de diversos artistas, entre eles Emicida, o Atlas se transformou numa plataforma unificada de dados que podem auxiliar quem atua na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, programas e projetos voltados às juventudes no país. Ele é fruto de uma jornada de dois anos de mapeamento de dados, sob a coordenação do Em Movimento, e do Pacto das Juventudes pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

A execução da pesquisa, feita em três etapas, foi do Centro de Políticas Sociais da FGV, da Talk Inc e do Instituto Veredas, passando pela coleta de dados secundários à realização de entrevistas com jovens de todo o país. Veja como foi o lançamento.