O Em Movimento, aliança de organizações que atuam em prol do desenvolvimento das juventudes, lançou no início deste mês o Atlas das Juventudes, uma extensa pesquisa de escala nacional sobre jovens brasileiros com idade entre 15 e 29 anos – faixa que abarca 50 milhões de pessoas no país. Hoje, essa parcela constitui a maior geração de jovens da história do Brasil, como mostram os dados do atlas.
De acordo com o levantamento, vivemos um bônus demográfico nas últimas duas décadas, isto é, uma janela de oportunidades de crescimento econômico e progresso social dado o tamanho da população jovem, no auge da atividade. Mas esse cenário se inverterá a partir desse ano – o que torna ainda mais urgente criar oportunidades para qualificar esses jovens, e garantir que eles tenham pleno desenvolvimento.
Lançado em um festival que contou com debates, oficinas e shows de diversos artistas, entre eles Emicida, o Atlas se transformou numa plataforma unificada de dados que podem auxiliar quem atua na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, programas e projetos voltados às juventudes no país. Ele é fruto de uma jornada de dois anos de mapeamento de dados, sob a coordenação do Em Movimento, e do Pacto das Juventudes pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A execução da pesquisa, feita em três etapas, foi do Centro de Políticas Sociais da FGV, da Talk Inc e do Instituto Veredas, passando pela coleta de dados secundários à realização de entrevistas com jovens de todo o país. Veja como foi o lançamento.
Protagonismo do Brasil para liderar soluções climáticas foi destaque em Davos. Crédito: acervo. Colocar o…
Visão integrada ganha amplitude com a chegada da COP 30. Crédito: acervo. O Instituto Arapyaú…
Para o grupo de fellows do Instituto Arapyaú, 2024 foi um ano de consolidação de…
Produções mostram a ligação entre Amazônia e Mata Atlântica, dois territórios prioritários para a atuação…
Seja nosso seguidor e acompanhe todas as novidades; links abaixo. Crédito: divulgação. Com o objetivo…
Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…