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Em última etapa da obra, Centro Integrado de Educação em Serra Grande (Uruçuca-BA) busca recursos para paisagismo

ilustração Futurar

Em Serra Grande, o ritmo anda acelerado para finalizar um projeto sonhado por muitos: o Centro Integrado de Educação Integral. Apesar da pandemia, a ‘nova escola’, como vem sendo chamado o Centro Integrado pela comunidade local, busca agora novos parceiros para finalizar a obra e uma parte importante do seu projeto sustentável e ecológico: o paisagismo, que deverá envolver uma área de 10 mil m2. Com o material necessário para o paisagismo em mãos, serão realizados mutirões com a comunidade, família de alunos, professores, marceneiros, técnicos e especialistas em agroecologia e permacultura, entre outros, na construção de brinquedos educativos, plantio de árvores, plantas e hortas, e o desenvolvimento de um parque linear no rio Pancadinha, afluente do rio Tijuípe, que banha o estado da Bahia.

“Paisagismo não é considerado educativo, por isso a dificuldade em obter recursos públicos para isso. Paisagismo é sala de aula, é ambiente educador”, diz a arquiteta Ana Beatriz Goulart de Faria, responsável pelo projeto arquitetônico da escola. O projeto de paisagismo é do escritório Raul Pereira Arquitetos Associados. 

Ana Beatriz lembra que o paisagismo incluirá desde relógio de sol, uma mini agrofloresta na beira do rio – com espécies da região, como conduru, pés de dendê, cacau e café –, horta, viveiro, composteira, brinquedos de madeira, entre outros. Toda a escola terá acessibilidade, considerando o terreno irregular, para pessoas com deficiência. “O currículo escolar foi pensado com a comunidade também de forma a potencializar essas questões sustentáveis e o paisagismo é parte importante disso. Queremos revelar o potencial do território que não está sendo usado”, diz a arquiteta.

Desenho do projeto arquitetônico do Centro Integrado de Educação Integral

O Instituto Arapyaú está coordenando um projeto de captação de recursos, que conta com a parceria da Prefeitura de Uruçuca, e que pretende envolver empresários, organizações e pessoas físicas. O projeto está previsto para iniciar no mês de abril de 2021. 

“Queremos fazer uma nova rodada de apresentação para empresários locais e comunidade de Serra Grande. Serão ações de crowdfunding, para atrair investidores de todos os portes. O sonho da nova escola está cada vez mais próximo e queremos atrair todos que estejam conectados ao projeto”, diz Carolina Paseto, do programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia, do Instituto Arapyaú. 

“Estou aprendendo muito em todo esse processo. Tenho pensado muito em como trazer inovação respeitando a comunidade, a ancestralidade, sem ser autoritário e arrogante. O papel social do arquiteto é também o de mediar, fazendo a roda girar, mais do que ser o centro da roda”, diz a arquiteta.  

O projeto arquitetônico do Centro Integrado é baseado nos princípios da arquitetura sustentável, foi premiado e doado à cidade pelo Instituto Arapyaú. O campus está em construção e atenderá mais de 2 mil alunos da creche ao ensino médio e profissionalizante.

As obras receberam financiamento do governo federal via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Educação (MEC), e tem previsão de entrega no segundo semestre de 2021. 

Carmen Guerreiro

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