Embaixada da Bélgica no Brasil promove seminário sobre cacau livre de desmatamento

Ricardo Gomes (à direita) com representantes do consulado da Bélgica e da União Europeia. Foto: Divulgação

Composta por dez países europeus, a Amsterdam Declarations Partnership (ADP), atualmente representada pelo governo da Bélgica, se dedica a eliminar o desmatamento associado à produção e importação de commodities agrícolas até 2025. A representação da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos e Reino Unido está comprometida em garantir que suas importações de gado, cacau, café, óleo de palma, borracha, soja e madeira sejam provenientes de fontes sustentáveis e livres de desmatamento.

Nesse contexto, a Embaixada da Bélgica promoveu em São Paulo, no início de dezembro, um seminário para apresentar os desafios e as oportunidades para a implementação do Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR). Representado pelo gerente de Desenvolvimento Territorial, Ricardo Gomes, o Instituto Arapyaú participou do encontro que discutiu a regulamentação.

O evento reuniu importantes atores da cadeia produtiva do cacau, organizações do terceiro setor, representantes da União Europeia, além do embaixador e da cônsul da Bélgica. Ricardo realizou uma apresentação sobre os aspectos da sustentabilidade da cacauicultura brasileira e participou da rodada de perguntas e respostas sobre a implementação da EUDR.