Entrevista ao AgroMais reforça quebras de paradigmas a partir do CRA

Entrevista ao AgroMais reforça quebras de paradigmas a partir do CRA

Foi ao ar no dia 12 de outubro, no canal de TV AgroMais, uma entrevista com a diretora do Arapyaú, Thais Ferraz, sobre o primeiro crédito rural sustentável do Brasil, o CRA. Conduzido pelo apresentador Leandro de Souza, o programa Agro+ Entrevista destacou os resultados da primeira rodada do CRA, que beneficiou 184 famílias produtoras de cacau no sul da Bahia, elevando em quase 40% a renda média dos agricultores.

Durante a entrevista, Thais apontou a quebra de alguns paradigmas na aplicação desse modelo de crédito. Um deles relacionado à capacidade de pagamento do pequeno produtor. Ao contrário do que os credores costumam esperar, a taxa de inadimplência no primeiro ano do CRA Sustentável ficou em 0,48%, um número considerado extremamente baixo. Outro ponto vencido foi sobre o incremento de produtividade em tão pouco tempo. “Muitos deles aplicam práticas agroecológicas, que muitas vezes são questionadas em relação à produtividade e potencial de retorno. Mas vimos que deu resultado sim, então esse é um modelo muito viável para esse perfil de produtor”. 

Foi esse crescimento na produtividade do cacau que garantiu o aumento da renda bruta entre as famílias que tomaram o crédito. Além do cacau, muitos agricultores, sobretudo os que vivem em assentamentos, investiram paralelamente em culturas que ampliaram a segurança alimentar de suas famílias. “São culturas que eles mesmos consomem diretamente de suas pequenas propriedades. Então, para essa realidade, o modelo do CRA foi muito adequado”, ressaltou a diretora do Instituto.

Qualidade

O serviço de assistência técnica que acompanha o crédito tem sido essencial para garantir boas práticas de produção, aumento de produtividade e de qualidade das amêndoas de cacau. Na oportunidade da entrevista, Thais Ferraz lembrou o prêmio conquistado na Inglaterra pela marca de chocolates Ju Arleo, do produtor Lucas Arleo. “No caso do Lucas, ele investiu o valor do crédito na estrutura de beneficiamento do cacau de qualidade e, como resultado, ganhou a medalha de prata na Academia do Chocolate de Londres”.

Confira aqui a entrevista na íntegra

Saiba mais sobre o CRA