Notícias

Entrevista ao AgroMais reforça quebras de paradigmas a partir do CRA

Foi ao ar no dia 12 de outubro, no canal de TV AgroMais, uma entrevista com a diretora do Arapyaú, Thais Ferraz, sobre o primeiro crédito rural sustentável do Brasil, o CRA. Conduzido pelo apresentador Leandro de Souza, o programa Agro+ Entrevista destacou os resultados da primeira rodada do CRA, que beneficiou 184 famílias produtoras de cacau no sul da Bahia, elevando em quase 40% a renda média dos agricultores.

Durante a entrevista, Thais apontou a quebra de alguns paradigmas na aplicação desse modelo de crédito. Um deles relacionado à capacidade de pagamento do pequeno produtor. Ao contrário do que os credores costumam esperar, a taxa de inadimplência no primeiro ano do CRA Sustentável ficou em 0,48%, um número considerado extremamente baixo. Outro ponto vencido foi sobre o incremento de produtividade em tão pouco tempo. “Muitos deles aplicam práticas agroecológicas, que muitas vezes são questionadas em relação à produtividade e potencial de retorno. Mas vimos que deu resultado sim, então esse é um modelo muito viável para esse perfil de produtor”. 

Foi esse crescimento na produtividade do cacau que garantiu o aumento da renda bruta entre as famílias que tomaram o crédito. Além do cacau, muitos agricultores, sobretudo os que vivem em assentamentos, investiram paralelamente em culturas que ampliaram a segurança alimentar de suas famílias. “São culturas que eles mesmos consomem diretamente de suas pequenas propriedades. Então, para essa realidade, o modelo do CRA foi muito adequado”, ressaltou a diretora do Instituto.

Qualidade

O serviço de assistência técnica que acompanha o crédito tem sido essencial para garantir boas práticas de produção, aumento de produtividade e de qualidade das amêndoas de cacau. Na oportunidade da entrevista, Thais Ferraz lembrou o prêmio conquistado na Inglaterra pela marca de chocolates Ju Arleo, do produtor Lucas Arleo. “No caso do Lucas, ele investiu o valor do crédito na estrutura de beneficiamento do cacau de qualidade e, como resultado, ganhou a medalha de prata na Academia do Chocolate de Londres”.

Confira aqui a entrevista na íntegra

Saiba mais sobre o CRA

Carmen Guerreiro

Recent Posts

Cacau é destaque em missão multissetorial do Brasil na África

Arapyaú e CIC integraram a comitiva que passou por Costa do Marfim e Gana, os…

3 semanas ago

Trabalho das mulheres no campo vira créditos de empoderamento

Mulheres do Assentamento Nova Vitória (Ilhéus/BA) discutem investimentos dos créditos de empoderamento feminino. Crédito: acervo.…

3 semanas ago

Brasil reforça soluções baseadas na natureza nos debates do Fórum Econômico Mundial

Protagonismo do Brasil para liderar soluções climáticas foi destaque em Davos. Crédito: acervo. Colocar o…

2 meses ago

Em 2025, restauração e sistemas alimentares ganham força na agenda do Arapyaú

Visão integrada ganha amplitude com a chegada da COP 30. Crédito: acervo. O Instituto Arapyaú…

2 meses ago

Inteligência artificial pela sustentabilidade e bioeconomia na Amazônia são prioridades do grupo de fellows do Arapyaú

Para o grupo de fellows do Instituto Arapyaú, 2024 foi um ano de consolidação de…

2 meses ago

A música que ajuda a manter as florestas e seus povos em pé

Produções mostram a ligação entre Amazônia e Mata Atlântica, dois territórios prioritários para a atuação…

2 meses ago