Estados apoiados pelo projeto “Vetores impulsionando governos” registram os primeiros resultados

Estados apoiados pelo projeto “Vetores impulsionando governos” registram os primeiros resultados
Elayne Suruagy, trainee alocada na Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, em treinamento com gestores locais

Previsto para seis meses, o projeto Vetores impulsionando governos, iniciativa das organizações Vetor Brasil e Impulso, com financiamento e parceria do Instituto Arapyaú e da Associação Samaritano, completou metade da trajetória celebrando os primeiros resultados alcançados nos estados de Alagoas, Amapá, Ceará e Maranhão. Esses territórios foram selecionados para receber auxílio emergencial aos comitês de enfrentamento à crise provocada pelo coronavírus. Em cada local foi alocado um profissional em tempo integral, responsável por realizar diagnóstico, articulação e planos de ação de resposta à crise em nível estadual e municipal.

Na terceira reunião de acompanhamento dos estados, realizada em setembro, foram apresentados os resultados, discutidos os desafios futuros e as expectativas sobre o legado que a iniciativa pode deixar para essas regiões. Uma pesquisa realizada com os gestores mostrou que a grande maioria considera que se desenvolveu ou aprendeu durante o projeto.

No período de três meses, eles receberam apoio e consultoria para criar inteligência em uso de dados e implementar as estratégias. O Amapá destacou a melhoria de fluxo e análise de dados mais qualificados e padronizados por meio da automatização do boletim epidemiológico. A ação eliminou etapas do fluxo de atendimento e reduziu a carga de trabalho, suprimindo erros e melhorando a gestão. O Ceará registrou melhor comunicação da plataforma “Integra SUS”, dos níveis de alerta para proporcionar melhor experiência do usuário e da solução das dúvidas mais frequentes. 

Já em Alagoas, a frente de trabalho que envolvia a regulação de pacientes Covid-19 (definição de normas, monitoramento, fiscalização, controle e avaliação dos serviços de saúde) registrou mais rapidez na identificação dos gargalos para preenchimento do sistema e no mapeamento do fluxo da regulação no Núcleo Interno da Secretaria Estadual de Saúde, com elaboração de nota metodológica sobre indicadores Covid para disponibilização pública.

Ao considerar o impacto da pandemia nas atividades de rotina, no Maranhão foi desenvolvida uma proposta de protocolo de rastreamento de contatos e apresentado um levantamento de todas as ações de combate à Covid realizadas no estado para uma análise sobre a correlação entre vulnerabilidade social e isolamento.

O encontro também teve como propósito reforçar a estratégia para os próximos três meses de projeto, que é a de fortalecer a capacidade analítica dos líderes nos governos para atuar em problemas públicos, de saúde e em crises, compartilhando aprendizados e boas práticas.