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Evento marca consolidação da ADR e lança documento com propostas para os candidatos ao governo da Bahia

Foto: Ana Lee/ADR

O dia 11 de agosto deste ano ficou marcado em todo o Brasil pelas manifestações em favor da democracia. Em Ilhéus, a data teve ainda um outro destaque: o evento de consolidação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia. Além de apresentar a nova secretária executiva da organização, a arquiteta e urbanista Mariana Sales, a cerimônia lançou oficialmente o documento Educação, Cacau e Turismo: Propostas de ação com o Governo do Estado (2023-2026). O texto sintetiza demandas e propostas desses três setores e tem a intenção de sensibilizar os atuais candidatos e de influenciar as ações do próximo governador da Bahia.

Iniciativa que busca contribuir para uma melhor governança regional nos municípios do Litoral Sul da Bahia, a ADR foi criada por um grupo plural, com representantes do setor público, do privado, da sociedade civil e de instituições acadêmicas. “Após diagnósticos e estudos acerca de possíveis modelos, a estrutura da Agência foi desenvolvida para aproveitar ao máximo os esforços que aqui já existiam e para ser capaz de executar projetos que façam a diferença para a população”, explicou Mariana. 

Formalmente constituída como uma filial do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSul), a ADR é uma organização sem fins lucrativos, facilitadora local com a capacidade de articular, planejar e implementar iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável de longo prazo da região.

A iniciativa tem em seu conselho estratégico representantes de organizações e instituições dos diversos setores para garantir a pluralidade e a defesa dos interesses do território no desenho, planejamento e execução de ações. Compõem tal conselho as organizações e movimentos: UFSB, UESC, Sul da Bahia Global, Amurc, PCTSul, Sebrae Bahia, Instituto Arapyaú, Instituto humanize. O Arapyaú integra a gestão executiva da agência como parte da estratégia do instituto de fortalecer institucionalmente a região. 

O documento Educação, Cacau e Turismo: Propostas de ação com o Governo do Estado (2023-2026) é resultado de diversas oficinas temáticas promovidas pela Agência com representantes de governos, empresas, academia, terceiro setor e das comunidades locais. Os três setores têm em comum um grande potencial de transformação da região. 

Entre as ações propostas para o eixo educação, estão o fortalecimento da educação básica por meio do regime de colaboração entre estado e municípios, ensino médio com itinerários formativos customizados e expansão do ensino integral, criação de um programa estadual de primeira infância e transversalidade no ensino profissionalizante.

Já para o Cacau, são sugeridas iniciativas como políticas públicas estruturantes para fortalecimento da cadeia produtiva, acesso a crédito com assistência técnica de qualidade, além de posicionar a marca do cacau da Bahia. 

No caso do turismo, é necessária a cooperação entre atores locais, do setor empresarial e dos órgãos públicos governamentais. Entre as ações que precisam ser colocadas em prática estão a implantação de infraestrutura básica e turística, valorização do patrimônio histórico, cultural e natural, qualificação da mão de obra e acesso ao mercado de trabalho e tecnologia da informação. 

Para Mariana, secretária executiva da ADR, a realização do evento da Agência é o resultado parcial de um processo de construção coletiva. “Os participantes dessa proposta foram agentes do território que conhecem a realidade local e organizações especialistas em cada eixo proposto, que são pilares fundamentais para o desenvolvimento da região e que podem levar a impactos significativos até 2026”, ressaltou.

Próximos passos

Depois do seu lançamento oficial, o documento deve ser entregue aos candidatos ao governo da Bahia e a suas equipes técnicas. Segundo o presidente da ADR, Ricardo Gomes, “a partir daí teremos uma porta de entrada para transformar em ações aplicadas as propostas de ações prioritárias de cada eixo temático elencadas no documento. A ideia é sensibilizar os candidatos para que essas ações já possam constar no plano de 100 dias do governo eleito para o próximo mandato”.Leia o documento na íntegra.

Carmen Guerreiro

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