Notícias

Experiências do sul da Bahia inspiram aprendizagens

Foto: Acervo Arapyaú

Diversas experiências do sul da Bahia, muitas delas com o apoio do Arapyaú, têm mostrado como a combinação de recursos filantrópicos, privados e públicos podem alavancar ações de impacto, sobretudo quando há uma sociedade civil atuante. Por esse caráter mais sistêmico,  essas experiências têm despertado o interesse de diversas organizações dispostas a se aprofundar no assunto.

Uma delas é a Latimpacto, rede que promove conexões e oportunidades de aprendizagem para instituições voltadas para o impacto na América Latina e no Caribe. A iniciativa, em parceria com o Arapyaú, estruturou uma viagem de campo para os participantes interessados em conhecer o modelo de desenvolvimento territorial na região sul da Bahia.

O roteiro da viagem para Ilhéus e Serra Grande incluiu visitas ao Centro de Inovação do Cacau (CIC), ao assentamento Dois Riachões, à associação de fortalecimento comunitário Tabôa, à Rede de Agroecologia Povos da Mata e à Dengo Origens, experiência que percorre os caminhos do cacau ao chocolate. 

A Latimpacto, da qual o Arapyaú é integrante, busca enfrentar os problemas sociais e ambientais da América Latina combinando filantropia e investimento de impacto, com a preocupação em mensurar os resultados. O objetivo da chamada “venture philanthropy” é captar tanto o interesse de investidores atraídos pela ideia de promover avanços sociais, mas com geração de retornos financeiros, bem como o de fundações e doadores tradicionais.

Intercâmbio com escola europeia

O sul da Bahia também recebeu um grupo de alunos da Audencia, escola internacional de negócios da Europa com sede em Nantes, na França, conhecida como capital da inovação. Sob o tema “Impacto econômico, social e ambiental do cacau na Mata Atlântica”, o curso reuniu 13 estudantes de MBA nas áreas de gestão empresarial, marketing e comunicação para uma experiência imersiva de aprendizado sobre a cadeia do cacau. A iniciativa é resultado da parceria entre o Instituto Arapyaú e a Audencia, com apoio da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia.

“Esta ação faz parte do nosso compromisso em tornar as soluções desenvolvidas e implementadas em nosso território uma referência para a agenda de desenvolvimento sustentável, em âmbito nacional e internacional”

Ricardo Gomes, gerente do Programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia do Instituto Arapyaú

A programação contou com visitas ao Instituto Floresta Viva (que atua pela preservação da Mata Atlântica), à Taboa Fortalecimento Comunitário e à experiência Dengo Origens, entre outras. A agenda foi organizada de forma a permitir que os estudantes testemunhem como estratégias de impacto positivo têm sido desenvolvidas na região, onde a alta relevância ambiental convive com a vulnerabilidade socioeconômica.

O curso é, ainda, uma oportunidade para os participantes de diferentes partes do mundo conhecerem a fundo um caso de bioeconomia tropical. “O sul da Bahia e suas cabrucas são um exemplo de empreendedorismo e conservação ambiental. É excelente que o potencial da região esteja atraindo a atenção de outros pontos do mundo”, aponta Mariana Sales, Secretária Executiva da ADR Sul da Bahia.

Fernanda Carpegiani

Recent Posts

Brasil reforça soluções baseadas na natureza nos debates do Fórum Econômico Mundial

Protagonismo do Brasil para liderar soluções climáticas foi destaque em Davos. Crédito: acervo. Colocar o…

3 semanas ago

Em 2025, restauração e sistemas alimentares ganham força na agenda do Arapyaú

Visão integrada ganha amplitude com a chegada da COP 30. Crédito: acervo. O Instituto Arapyaú…

3 semanas ago

Inteligência artificial pela sustentabilidade e bioeconomia na Amazônia são prioridades do grupo de fellows do Arapyaú

Para o grupo de fellows do Instituto Arapyaú, 2024 foi um ano de consolidação de…

3 semanas ago

A música que ajuda a manter as florestas e seus povos em pé

Produções mostram a ligação entre Amazônia e Mata Atlântica, dois territórios prioritários para a atuação…

3 semanas ago

Acompanhe o Arapyaú nas redes

Seja nosso seguidor e acompanhe todas as novidades; links abaixo. Crédito: divulgação. Com o objetivo…

3 semanas ago

Da Mata Atlântica à Amazônia e o lugar onde esses biomas se conectam

Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…

2 meses ago