Notícias

Finalista do Prêmio Jabuti, Inquietações de um Brasil Contemporâneo é traduzido para o inglês

O livro foi indicado na 1ª edição do Jabuti Acadêmico. Crédito: acervo.

O livro Inquietações de um Brasil Contemporâneo: Desafios das Eras climática, digital-tecnológica e biológica, de autoria dos fellows do Instituto Arapyaú, foi finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria Ciências Agrárias e Ciências Ambientais. A obra, publicada pela editora Autêntica e que nasceu de conversas ao longo de um ano entre os participantes do Programa de Fellows do Arapyaú, traz uma reflexão ampla sobre o futuro do país em um cenário global de transformações. A repercussão da publicação tem sido tão positiva que o livro está sendo agora traduzido para o inglês. 

Em uma indicação de que o diálogo é o único caminho possível na solução dos desafios comuns, e elemento essencial para o fortalecimento da democracia, o livro é assinado por muitas mãos: Francisco Gaetani, Secretário Extraordinário para a Transformação do Estado; Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente e autoridade global em mudanças do clima; Marcello Brito, executivo e Coordenador do Centro Global Agroambiental da Fundação Dom Cabral; Roberto Waack, presidente do conselho do Instituto Arapyaú; e Samela Sateré Mawé, comunicadora e ativista indígena.

Os desequilíbrios ambientais e climáticos, as tensões políticas e incertezas globais, a necessidade de modernização do Estado brasileiro, as agendas estratégicas que envolvem a produção de alimentos, a valorização da biodiversidade com inclusão social e o protagonismo dos povos originários são os temas destacados no livro. 

Muito mais do que listar desafios, a obra propõe a construção de uma ancoragem do futuro, com debates sobre soluções. De acordo com Renata Piazzon, diretora-executiva do Arapyaú, isso também reflete a maturidade da organização que, no ano passado, completou 15 anos. “O Arapyaú, como filantropia e sociedade civil, tem um papel na construção coletiva de respostas. E o livro traz valores fundamentais para nós, como a colaboração, a inovação, o olhar para uma agenda de desenvolvimento e a interdependência”, afirma. 

Para Lívia Pagotto, gerente de conhecimento do Arapyaú, a presença na lista de finalistas do Prêmio Jabuti e a tradução para outro idioma são provas da relevância das reflexões trazidas pelo livro. “Inquietações de um Brasil Contemporâneo é o início de uma conversa aberta, que tem a ambição de se juntar a muitas outras a fim de encontrar caminhos possíveis para a construção, desde já, de um futuro desejável de país e de mundo”, diz ela. 

Giulie Carvalho

Recent Posts

Da Mata Atlântica à Amazônia e o lugar onde esses biomas se conectam

Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…

1 semana ago

Arapyaú se consolida na agenda climática da filantropia global em 2024

Instituto completou 16 anos em 2024. Crédito: Acervo. 2024 ficará marcado como o ano em…

1 semana ago

O balanço da COP29 e o caminho até Belém

COP 29 foi realizada no Azerbaijão; em 2025, será no Brasil. Crédito: Kamran Guliyev/UN. O…

1 semana ago

Líderes de diferentes setores debatem futuro e desenvolvimento da Amazônia em Conferência sobre Novas Economias

Conferência reuniu especialistas nacionais e internacionais em Belém/PA. Crédito: IBRAM. A Conferência Internacional Amazônia e…

1 semana ago

Como a colaboração na bioeconomia é fundamental nas ações pelo clima

A bioeconomia é uma oportunidade para reduzir a dependência global dos combustíveis fósseis e para…

1 semana ago

COP da Biodiversidade é marcada por entraves no financiamento para a conservação

Instituto Arapyaú participou de reunião com as ministras Marina Silva e Sonia Guajajara. Crédito: acervo.…

1 mês ago