O tema das Soluções Baseadas na Natureza (SBN) tem sido alvo de intensos debates, com muitos ruídos, aspirações, decepções e busca desenfreada por oportunidades de investimento de grande escala. Dentre as diversas definições de SBN, há um conceito comum de que são ações inspiradas nos ecossistemas e que proporcionam benefícios ambientais, sociais e econômicos, ajudando a construir modelos de negócios resilientes e sustentáveis.
A agenda da mudança climática traz novo equilíbrio para essa equação, enquanto uma série de desafios se coloca pela frente. Esse foi o tema de um artigo de Roberto Waack, presidente do conselho do Instituto Arapyaú, publicado em agosto na Página22.
Waack aponta que a gestão florestal pode ser uma plataforma potente para alavancagem da agenda das SBN. Entre os motivos, estão o fato de que a atividade florestal está consolidada no mainstream econômico (gera produtos amplamente utilizados para construção civil, movelaria, energia, papel e tecidos), tem sido objeto de novas frentes de inovação (como bioplásticos e biomateriais diversos) e envolve grandes grupos industriais e financeiros (com vários mecanismos de fluxo de capitais). Além disso, as florestas são uma classe de ativo reconhecida por investidores e têm relevância no desenvolvimento econômico de vários países.
O texto aborda a fundo as diversas variáveis envolvidas, os riscos, modelos de governança globais e os desafios financeiros. Diferentemente do mercado de carbono, as SBN não contam com métricas facilmente definidas e compreensíveis. Carbono se mede em toneladas, biodiversidade não.
Lançamento do Relatório de Atividades 2024 do Instituto Arapyaú. Crédito: Divulgação Em um mundo que…
Exibição do mini-documentário “Tons da Amazônia” no Sesc Ver-o-Peso, em Belém (PA). Crédito: Divulgação “Amazônia…
II Fórum de Finanças Climáticas e de Natureza. Crédito: Divulgação Debater modelos financeiros e políticas…
Roberto Waack, Renata Piazzon, Julia Dias Leite e Izabella Teixeira estiveram ao lado de André…
Cooperação vai ao encontro da meta nacional de restaurar 12 milhões de hectares de matas…
Parceria pretende beneficiar diretamente 360 famílias produtoras de cacau do sul-baiano. Crédito: acervo. O Projeto…