Fortalecendo capacidades institucionais em municípios para soluções inovadoras

É comum que os desafios para promover a inovação nos municípios sejam os mesmos que os desafios que a própria gestão municipal enfrenta em boa parte do seu dia a dia. Isso nos mostra que, cada vez mais, a inovação governamental tem que ser parte essencial da própria gestão pública, e não uma agenda à parte, que responde a questões específicas.

O Instituto Arapyaú, por meio do Programa Cidades e Territórios, buscou contribuir com respostas para esses desafios a partir da identificação de um fator fundamental aos processos de inovação: o fortalecimento das capacidades institucionais dos governos locais. Surgiu assim o projeto “Fortalecendo Capacidades Institucionais em Municípios para Soluções Inovadoras”, com a proposta de atuar territorialmente em municípios a fim de capacitar gestoras e gestores públicos para a resolução de problemas complexos e prioritários, superando os três principais obstáculos para uma boa gestão e para a inovação: fiscal, jurídico e organizacional.

Com duração de um ano, o projeto foi pilotado em quatro municípios brasileiros – Aracaju/SE, Blumenau/SC, Cachoeiro de Itapemirim/ES e Caruaru/PE -, e contou com o apoio de parceiros estratégicos de diferentes campos de atuação na linha de frente – Impulso, Gove, XVV Advogados e, CLP – Liderança Pública. O documento, sistematizado em parceria com o Instituto Tellus, reúne aprendizados, caminhos e ferramentas observadas na implementação de diversas ações para inovação realizadas pelas administrações municipais.