É comum que os desafios para promover a inovação nos municípios sejam os mesmos que os desafios que a própria gestão municipal enfrenta em boa parte do seu dia a dia. Isso nos mostra que, cada vez mais, a inovação governamental tem que ser parte essencial da própria gestão pública, e não uma agenda à parte, que responde a questões específicas.
O Instituto Arapyaú, por meio do Programa Cidades e Territórios, buscou contribuir com respostas para esses desafios a partir da identificação de um fator fundamental aos processos de inovação: o fortalecimento das capacidades institucionais dos governos locais. Surgiu assim o projeto “Fortalecendo Capacidades Institucionais em Municípios para Soluções Inovadoras”, com a proposta de atuar territorialmente em municípios a fim de capacitar gestoras e gestores públicos para a resolução de problemas complexos e prioritários, superando os três principais obstáculos para uma boa gestão e para a inovação: fiscal, jurídico e organizacional.
Com duração de um ano, o projeto foi pilotado em quatro municípios brasileiros – Aracaju/SE, Blumenau/SC, Cachoeiro de Itapemirim/ES e Caruaru/PE -, e contou com o apoio de parceiros estratégicos de diferentes campos de atuação na linha de frente – Impulso, Gove, XVV Advogados e, CLP – Liderança Pública. O documento, sistematizado em parceria com o Instituto Tellus, reúne aprendizados, caminhos e ferramentas observadas na implementação de diversas ações para inovação realizadas pelas administrações municipais.
Lançamento do Relatório de Atividades 2024 do Instituto Arapyaú. Crédito: Divulgação Em um mundo que…
Exibição do mini-documentário “Tons da Amazônia” no Sesc Ver-o-Peso, em Belém (PA). Crédito: Divulgação “Amazônia…
II Fórum de Finanças Climáticas e de Natureza. Crédito: Divulgação Debater modelos financeiros e políticas…
Roberto Waack, Renata Piazzon, Julia Dias Leite e Izabella Teixeira estiveram ao lado de André…
Cooperação vai ao encontro da meta nacional de restaurar 12 milhões de hectares de matas…
Parceria pretende beneficiar diretamente 360 famílias produtoras de cacau do sul-baiano. Crédito: acervo. O Projeto…