Notícias

Fórum de Inovação em Investimentos na Bioeconomia Amazônica é palco de lançamento de Plano de Recuperação Verde da Amazônia Legal

Arte de Chermie Ferreira

O Fórum de Inovação em Investimentos na Bioeconomia Amazônica, que se encerrou no último dia 25 de junho, foi palco de lançamento do Plano de Recuperação Verde da região (PRV), capitaneado pelo Consórcio Interestadual da Amazônia Legal. Fruto de uma parceria entre a Uma Concertação pela Amazônia e o Consórcio, o fórum reuniu pesquisadores, especialistas, investidores e representantes da sociedade civil, em uma série de debates acerca da criação de mecanismos de financiamento da bioeconomia da Amazônia.

O plano, que abarca os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, tem como premissa a redução de emissões de gases estufa e uma transição para uma economia verde – o que passa, necessariamente, pelo combate ao desmatamento da floresta na região, e pelo investimento em produção sustentável.

Tatiana Schor, secretária-executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo do estado do Amazonas, e líder do Grupo de Trabalho de Bioeconomia da Concertação, explica que o fórum nasce a partir do dimensionamento de três escalas da bioeconomia: a tradicional, ligada aos indígenas, ribeirinhos e comunidades extrativistas; a florestal e a de commodities, referente à produção agropecuária da Amazônia. 

Essas três bioeconomias se sobrepõem e existem muitas vezes nos mesmos territórios. Agora, é preciso introduzir o conceito de inovação nas discussões sobre o tema, e operacionalizar isso”,

Tatiana Schor, secretária-executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo do estado do Amazonas, e líder do Grupo de Trabalho de Bioeconomia da rede Uma Concertação pela Amazônia.

O fórum, que promoveu 15 painéis de forma 100% virtual e gratuita, passará a fazer parte do calendário do Consórcio de Governadores da Amazônia, e ocorrerá anualmente. O objetivo é que ele se consolide como uma porta de entrada para investidores interessados em bioeconomia, e sirva de ponte entre mercados, associações, cooperativas, universidades e gestores locais.

Carmen Guerreiro

Recent Posts

Bellagio Center: imersão em espaço de inovação para escalar soluções baseadas na natureza

Imersão organizada pelos institutos Arapyaú e Igarapé, no Bellagio Center, reuniu lideranças de diversos setores…

1 semana ago

Rede Conexão Povos da Floresta celebra seu impacto positivo em comunidades amazônicas

Iniciativa preza para que a conectividade mude positivamente a vida de comunidades indígenas, quilombolas e…

1 semana ago

Novo fellow do Instituto Arapyaú, Mariano Cenamo debate as oportunidades e os desafios da bioeconomia na Amazônia

Fundada em 2004 por Cenamo, a Idesam é uma organização que promove cadeias de valor…

2 semanas ago

Criação de selo verde de cacau estimula e valoriza produção sustentável

Em junho foi sancionada a Lei 14.877/24, que cria os selos verdes “Cacau Cabruca” e…

2 semanas ago

Arapyaú debate governança climática na Sustainability Week do BID

No evento, Angela Miller, Maria Teixeira, Roberto Waack e Valéria Café (da esquerda para a…

2 semanas ago

Estratégia Nacional de Bioeconomia fortalece o potencial do Brasil nesse setor

A iniciativa reúne diretrizes para promover produtos, processos e serviços sustentáveis que combinem recursos biológicos…

2 semanas ago