De 19 a 21 de novembro, o Fórum Inova Cidades, uma iniciativa do Programa Cidades e Territórios do Instituto Arapyaú e da FNP – Frente Nacional dos Prefeitos -, esteve em Barcelona (Espanha) para participar do Smart City Expo World Congress, maior evento de cidades inteligentes do mundo.
Em uma palestra junto a outras iniciativas de advocacy e diálogo entre municípios, a coordenadora executiva do Fórum pelo Instituto Arapyaú, Tayara Calina, apresentou a iniciativa para líderes do mundo inteiro. Ela falou dos desafios de inovar na gestão municipal no Brasil e expôs as ações implementadas pelo Inova Cidades desde sua criação em fevereiro deste ano, como as reuniões de abertura com governo federal para a articulação de ações na escala local.
Como parte da programação, a equipe do Fórum também acompanhou a missão técnica da FNP – Frente Nacional de Prefeitos – em visitas pela região para conhecer iniciativas inovadoras de Barcelona.
Um dos exemplos é o uso do urbanismo tático: são pinturas, sinalizações, mobiliários urbanos e de árvores para ampliar a apropriação dos espaços públicos pela população. São intervenções urbanas de baixo custo que tornam a cidade mais amigável para as pessoas e tem como objetivo chamar atenção do cidadão para as melhorias possíveis. Se a cidade aprova a intervenção, a prefeitura investe na implantação permanente das melhorias.
O grupo também visitou o 22@, um dos distritos mais novos de Barcelona, construído em uma antiga região industrial degradada. Hoje, recuperada, abriga serviços e empresas de inovação como universidade, organizações de mídia, entretenimento e incubadoras públicas. O bairro é completo em infraestrutura inovadora, sendo um piloto bem sucedido de como a tecnologia pode melhorar a cidade: há coleta de lixo por sucção a vácuo, pontos de recarga de carro elétrico gratuitos, antenas 5G etc.
A prefeitura da capital catalã aborda o desenvolvimento da cidade como uma estratégia integrada ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Assim possui um departamento de ecologia, que fica responsável pelo urbanismo, mobilidade e meio ambiente. A cidade parte do conceito de oferecer ao cidadão o que ele precisa em até 10 minutos a pé.
Com investimento crescente em modalidades como bicicleta e transporte público, Barcelona tem uma meta ambiciosa de eliminar o uso de veículos privados em 10 anos, investindo em áreas para pedestres, transporte públicos e modalidades de transporte de baixo impacto ambiental. Como parte desse processo, os espaços para carros estão sendo destinados às pessoas e à natureza.
O projeto de Barcelona é no médio prazo: embora as intervenções construídas nos espaços públicos aumentem os custos de manutenção para a prefeitura no curto prazo, em 5 anos a cidade prevê que a cada 1 euro investido na requalificação de uma rua, 5 euros retornarão com investimento privado, que ocupará e se beneficiará da infraestrutura – e a cidade se torna mais agradável para as pessoas e para o comércio local.
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