Fórum Inova Cidades retoma agendas em Brasília

Fórum Inova Cidades retoma agendas em Brasília
Da esquerda para a direita: Silvia Toso, assessora de projetos da Frente Nacional de Prefeitos; Rodrigo Gebrim, coordenador de Infraestrutura do MCTIC; Wilson Diniz, diretor do Departamento de Inclusão Digital do MCTIC; Guilherme Calheiros, vice-presidente de Ambientes de Inovação do Fórum; e Marcelo Cabral, gerente do programa Cidades e Territórios do Instituto Arapyaú.

Neste início de ano, a equipe de governança do Fórum Inova Cidades realizou reuniões em Brasília com os Ministérios da Ciência e Tecnologia, Economia e Desenvolvimento Regional. Os encontros visam a continuidade das parcerias com o governo federal para promover a inovação nas gestões municipais. As agendas foram conduzidas por nosso gerente do programa Cidades e Territórios, Marcelo Cabral, e o vice-presidente de Ambientes de Inovação do Fórum, Guilherme Calheiros.

“Essa aproximação com o governo federal é fundamental, porque as pautas de inovação dos municípios passam por questões legais, orçamentárias e pela consolidação de projetos”, avalia Cris Alessi, presidente do Fórum.

Com o MCTIC, o Fórum formalizou sua participação na Câmara Nacional de Cidades Inteligentes, na qual atuará como representante de governos municipais. Uma das iniciativas desta Câmara é promover a classificação e habilitação das cidades para terem acesso ao financiamento de programas federais nesta área, a partir de uma avaliação de indicadores de inovação. O Ministério criará uma plataforma, até julho, com informações das cidades e rankings de performance em diversos segmentos.