Neste início de ano, a equipe de governança do Fórum Inova Cidades realizou reuniões em Brasília com os Ministérios da Ciência e Tecnologia, Economia e Desenvolvimento Regional. Os encontros visam a continuidade das parcerias com o governo federal para promover a inovação nas gestões municipais. As agendas foram conduzidas por nosso gerente do programa Cidades e Territórios, Marcelo Cabral, e o vice-presidente de Ambientes de Inovação do Fórum, Guilherme Calheiros.
“Essa aproximação com o governo federal é fundamental, porque as pautas de inovação dos municípios passam por questões legais, orçamentárias e pela consolidação de projetos”, avalia Cris Alessi, presidente do Fórum.
Com o MCTIC, o Fórum formalizou sua participação na Câmara Nacional de Cidades Inteligentes, na qual atuará como representante de governos municipais. Uma das iniciativas desta Câmara é promover a classificação e habilitação das cidades para terem acesso ao financiamento de programas federais nesta área, a partir de uma avaliação de indicadores de inovação. O Ministério criará uma plataforma, até julho, com informações das cidades e rankings de performance em diversos segmentos.
Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…
Instituto completou 16 anos em 2024. Crédito: Acervo. 2024 ficará marcado como o ano em…
COP 29 foi realizada no Azerbaijão; em 2025, será no Brasil. Crédito: Kamran Guliyev/UN. O…
Conferência reuniu especialistas nacionais e internacionais em Belém/PA. Crédito: IBRAM. A Conferência Internacional Amazônia e…
A bioeconomia é uma oportunidade para reduzir a dependência global dos combustíveis fósseis e para…
Instituto Arapyaú participou de reunião com as ministras Marina Silva e Sonia Guajajara. Crédito: acervo.…