Fórum participa da primeira reunião da Câmara de Cidades 4.0 em Brasília

Primeira reunião da Câmara de Cidades 4.0

O Fórum Inova Cidades, resultado de uma parceria do Arapyaú com a Frente Nacional de Prefeitos, participou no dia 19 de fevereiro da primeira reunião da Câmara de Cidades 4.0, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para promover o tema cidades inteligentes no país. O objetivo da Câmara é, ao reunir representantes do governo, academia, indústria, setor privado e entidades representativas, debater políticas públicas para estimular tecnologias que melhorem a qualidade de vida da população nos municípios nas mais diversas áreas.

“A ideia da Câmara é ser um espaço de discussão que alavanque a atração de investimentos privados, mapeie e consolide conceitos de cidades inteligentes e estipule uma metodologia de posicionamento de cidades inteligentes e sustentáveis no cenário nacional”, explica a presidente do Fórum, Cris Alessi, que participou da reunião em Brasília.

Durante o encontro, foi proposta a criação de quatro grupos de trabalho dentro da Câmara: Carta de Cidades Inteligentes; Sistemas e Soluções para Cidades Inteligentes; Indicadores e avaliações; e Sustentabilidade e Pesquisa. “O Fórum já tem representatividade na Carta de Cidades Inteligentes, e vai estudar próximos passos para participar dos outros grupos de trabalho”, afirma Cris.

A presidente do Fórum reitera o quão importante é a cooperação com o governo federal, os ministérios, a academia, a sociedade civil organizada e os empresários no debate e na execução das ações e dos mapeamentos propostos para os municípios. “Acredito que o Fórum pode contribuir muito com sua visão estratégica e experiência na execução da política de cidades inteligentes dentro do ambiente urbano municipal”, diz.