O Fórum Inova Cidades, resultado de uma parceria do Arapyaú com a Frente Nacional de Prefeitos, participou no dia 19 de fevereiro da primeira reunião da Câmara de Cidades 4.0, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para promover o tema cidades inteligentes no país. O objetivo da Câmara é, ao reunir representantes do governo, academia, indústria, setor privado e entidades representativas, debater políticas públicas para estimular tecnologias que melhorem a qualidade de vida da população nos municípios nas mais diversas áreas.
“A ideia da Câmara é ser um espaço de discussão que alavanque a atração de investimentos privados, mapeie e consolide conceitos de cidades inteligentes e estipule uma metodologia de posicionamento de cidades inteligentes e sustentáveis no cenário nacional”, explica a presidente do Fórum, Cris Alessi, que participou da reunião em Brasília.
Durante o encontro, foi proposta a criação de quatro grupos de trabalho dentro da Câmara: Carta de Cidades Inteligentes; Sistemas e Soluções para Cidades Inteligentes; Indicadores e avaliações; e Sustentabilidade e Pesquisa. “O Fórum já tem representatividade na Carta de Cidades Inteligentes, e vai estudar próximos passos para participar dos outros grupos de trabalho”, afirma Cris.
A presidente do Fórum reitera o quão importante é a cooperação com o governo federal, os ministérios, a academia, a sociedade civil organizada e os empresários no debate e na execução das ações e dos mapeamentos propostos para os municípios. “Acredito que o Fórum pode contribuir muito com sua visão estratégica e experiência na execução da política de cidades inteligentes dentro do ambiente urbano municipal”, diz.
Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…
Instituto completou 16 anos em 2024. Crédito: Acervo. 2024 ficará marcado como o ano em…
COP 29 foi realizada no Azerbaijão; em 2025, será no Brasil. Crédito: Kamran Guliyev/UN. O…
Conferência reuniu especialistas nacionais e internacionais em Belém/PA. Crédito: IBRAM. A Conferência Internacional Amazônia e…
A bioeconomia é uma oportunidade para reduzir a dependência global dos combustíveis fósseis e para…
Instituto Arapyaú participou de reunião com as ministras Marina Silva e Sonia Guajajara. Crédito: acervo.…