GIFE e Raps lançam ações de combate à COVID-19 nos setores público e privado

GIFE e Raps lançam ações de combate à COVID-19 nos setores público e privado
Foto: Daniel Foster / Visual hunt

Em um cenário de incertezas em meio à pandemia do novo coronavírus, instituições e redes buscam formas de combater os impactos da doença a partir de sua atuação. Nessa semana, duas ações de parceiros do Arapyaú chamaram a atenção.

O GIFE acaba de lançar a plataforma Emergência COVID-19, com um mapeamento de ações na filantropia e do investimento social em resposta à crise provocada pela pandemia. A página também traz uma carta de diretrizes para a ação do setor no contexto, ao lado do panorama completo das iniciativas reunidas.

“Institutos, fundações, empresas e outras organizações que se dedicam a contribuir com os diversos desafios da agenda pública, por meio de iniciativas de filantropia e investimento social privado, têm um papel fundamental a cumprir no atual contexto. A filantropia brasileira tem recursos financeiros, humanos, conhecimento, ferramentas, capital social, base de apoio, redes e uma conexão valiosa com a sociedade civil organizada. Todos esses elementos são essenciais nesse momento”, afirma o GIFE em comunicado.

Outra iniciativa que se destacou foi o manifesto organizado pela Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) e divulgado nesta quinta, 27/3. Assinado por mais de 70 políticos de 18 partidos diferentes, o documento defende a união de forças e o respeito às recomendações internacionais para o enfrentamento da COVID-19. Confira aqui o manifesto da Raps.