Hospitais de Ilhéus e Itabuna recebem doação de equipamentos médicos para proteger profissionais da saúde

Equipe SAMU Unidade Avançada de Ilhéus recebe o equipamento doado

Cinco hospitais de Ilhéus e Itabuna estão recebendo doações de equipamentos de proteção para os profissionais da área médica. Esses hospitais são responsáveis pelo atendimento de pacientes de média e alta complexidade, provenientes de 30 cidades do sul da Bahia. As doações são de 24 caixas de intubação orotraqueal e 600 equipamentos de proteção facial chamadas de face shield, itens essenciais na proteção da saúde dos profissionais envolvidos na linha de frente do combate à Covid-19. Os responsáveis pela doação são as empresas Dengo, ZCO2, Kiddo, Okean, Gazit, com apoio de consultoria e logística do Instituto Arapyaú. 

Representantes do Hospital de Base em Ilhéus recebem 80 face shields

Segundo Marcelo Furtado, sócio fundador da ZCO2, a ideia de fabricar os materiais surgiu de um dado alarmante: mais de 8 mil profissionais da saúde estão afastados dos hospitais por estarem contaminados com o novo coronavírus. Em Ilhéus, por exemplo, a secretaria municipal da Saúde declarou que quase 78% dos casos confirmados de Covid-19 no município são de profissionais da saúde.  A partir destes dados, inspirados pelo fundador da Kiddo, que este grupo de empresas se reuniu para fabricar caixas de intubação orotraqueal e o face shield e doá-las aos profissionais da área médica de diversas regiões do país. 

Proteção facial, face shields, chegam a Ilhéus para serem doadas em hospitais

Nesta doação, o Instituto Arapyaú e a Dengo são responsáveis pela logística de entrega; a ZCO2 coordena a iniciativa; a Kiddo produz as caixas e máscaras; a Okean também fabrica as caixas; e a Gazit contribui com a logística e financiamento de matéria-prima.

Até o momento, mais de 1.000 caixas foram produzidas e estão sendo fabricadas em torno de 1.000 protetores faciais por dia. Os materiais já foram distribuídos a hospitais com UTI que estão atendendo casos da Covid-19 na grande São Paulo, interior do estado de São Paulo, Fortaleza (CE) e, agora, Ilhéus e Itabuna (BA). No próximo mês, serão enviados equipamentos também para a região norte (Manaus, Belém, Santarém e outros). 

Primeira entrega realizada na última quarta-feira (6/5), no Centro de Atendimento Covid-19, instalado no Centro de Convenções de Ilhéus

A ação ganhou repercussão na imprensa local:

Itapetinga: prefeitura monta unidade de retaguarda para atendimento do Covid no residencial 12 de dezembro; secretário garante segurança dos moradores

Centro Covid-19 de Ilhéus recebe doação de equipamentos médicos para profissionais de saúde

Hospitais de Ilhéus e Itabuna recebem doação de equipamentos médicos

Hospitais de Ilhéus e Itabuna recebem equipamentos para proteger e apoiar ação de equipe médica

Hospitais de Ilhéus e Itabuna recebem doação de equipamentos médicos para proteger profissionais da saúde

AS EMPRESAS

Dengo – (dengo.com): marca de chocolates que promove uma rede de pequenos e médios produtores de cacau de qualidade no Sul da Bahia. 100% do cacau de suas formulações bean-to-bar vem do Sul da Bahia

ZCO2 – (zco2.com): por meio de um programa de fidelização, promove o consumo responsável e o combate às mudanças climáticas.

Kiddo – (kiddo.com.br): desenvolve produtos de alto padrão em design, conforto e segurança ao bebê.

Okean – (www.okeanyachts.com): estaleiro com destaque no mercado náutico nacional.

Gazit – (http://www.gazitbrasil.com.br/): subsidiária do Grupo Gazit, que opera, administra e desenvolve Shopping Centers ao redor do mundo.

Instituto Arapyaú – (arapyau.org.br): instituição privada, sem fins lucrativos, dedicada a fortalecer redes, organizações e projetos que atuam na linha de frente da promoção da sustentabilidade. 

Mais informação:

Analítica Comunicação 
Rení Tognoni – reni@analitica.inf.br – 11 99151-6164
Eduardo Ritschel – eduardo.ritschel@analitica.inf.br – 11 99688-0850