O trabalho de mandatários públicos – governadores e prefeitos – nunca foi tão relevante e complexo como na atuação na crise da COVID-19. A capa da versão eletrônica do New York Times do último dia 20 de maio é taxativa: o atraso em uma semana na declaração de lockdown nas cidades dos Estados Unidos gerou uma perda de mais de 36 mil vidas.
Ainda que a necessidade de regulação e de implementação rápida para lidar com diferentes tipos de crise esteja sempre presente na ação destes gestores, a potência da ação pública nunca teve um ciclo de resposta tão rápido e tão significativo em relação à contagem de vidas perdidas para a COVID-19.
Com o intuito de prover informações, ferramentas e guias aos gestores de entes subnacionais, o Coronacidades.org, plataforma lançada em 23 de março de 2020, tem sido um apoio importante. Lançada por três organizações parceiras – Instituto Arapyaú, Instituto de Estudos em Políticas de Saúde (IEPS) e Impulso, a plataforma tem caráter de geração de valor público de maneira gratuita.
Além das organizações fundadoras, a plataforma também conta com o apoio das redes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), do Centro de Liderança Pública (CLP) e da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), além do apoio técnico da Vital Strategies. Completam os parceiros desta iniciativa a Fundação Lemann e a empresa InLoco, fornecedores dos dados que balizam os indicadores de distanciamento social nas cidades.
Lançamento do Relatório de Atividades 2024 do Instituto Arapyaú. Crédito: Divulgação Em um mundo que…
Exibição do mini-documentário “Tons da Amazônia” no Sesc Ver-o-Peso, em Belém (PA). Crédito: Divulgação “Amazônia…
II Fórum de Finanças Climáticas e de Natureza. Crédito: Divulgação Debater modelos financeiros e políticas…
Roberto Waack, Renata Piazzon, Julia Dias Leite e Izabella Teixeira estiveram ao lado de André…
Cooperação vai ao encontro da meta nacional de restaurar 12 milhões de hectares de matas…
Parceria pretende beneficiar diretamente 360 famílias produtoras de cacau do sul-baiano. Crédito: acervo. O Projeto…