Após São Paulo e a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, já terem abrigado um evento de lançamento do livro Inquietações de um Brasil Contemporâneo: Desafio das Eras Climática, Digital-Tecnológica e Biológica, obra coletiva produzida pelos integrantes do Programa de Fellows do Arapyaú, no dia 25 de outubro foi a vez da capital federal.
Brasília teve uma noite de sessão de autógrafos e um bate-papo com três dos cinco autores da obra: a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, o secretário extraordinário para a Transformação do Estado Francisco Gaetani, e o executivo e coordenador do Centro Global Agroambiental da Fundação Dom Cabral Marcello Brito, além de Mônica Mônica Sodré, diretora-executiva da RAPS, que assina o prefácio do livro. Também assinam a publicação o executivo e conselheiro de empresas Roberto S. Waack, também presidente do conselho do Arapyaú, e a ativista indígena Samela Sateré Mawé.
De caráter provocativo, o livro traz reflexões abrangentes sobre o futuro do país, com discussões sobre questões econômicas, políticas, ambientais e sociais no contexto atual do planeta. No prefácio, Mônica Sodré contextualiza o momento em que vivemos e reforça o chamado para perguntas e escolhas que precisarão ser feitas se quisermos outras realidades.
Os temas tratados na obra estão na ordem do dia, como os desequilíbrios ambientais e climáticos, as tensões políticas e incertezas globais, a necessidade de modernização do Estado brasileiro, as agendas estratégicas que envolvem a produção de alimentos, a valorização da biodiversidade com inclusão social e o protagonismo dos povos originários. O livro pode ser adquirido nas principais livrarias e na Amazon.