Instituto Arapyaú apoia iniciativa que busca soluções tecnológicas para inventário de Manejo Sustentável da Cabruca

Instituto Arapyaú apoia iniciativa que busca soluções tecnológicas para inventário de Manejo Sustentável da Cabruca
Foto de acervo do Instituto Arapyaú que mostra o cultivo de cacau em meio à Mata Atlântica.

O sistema Faeb Senar Bahia e o Sebrae/BA – em parceria com a aceleradora Rede Mais e o apoio do Instituto Arapyaú – lançaram no mês passado um desafio para startups e empresas de tecnologia: como fazer um inventário florestal a um custo mais baixo para tornar possível o manejo do cacau cabruca? 

Muito presente no sul da Bahia, o sistema cabruca é um exemplo de modelo sustentável de produção. Como o cultivo do cacau se dá sob a sombra das árvores, as áreas de cabruca preservam elementos originais da flora e da fauna da Mata Atlântica e mantêm a cobertura florestal da região. 

Mas para se elevar a produtividade dessas áreas, é preciso fazer o manejo, ou seja, a troca gradual de árvores antigas por novas, sem comprometer a segurança ambiental e atendendo a todas as questões regulatórias. E, para tornar esse manejo viável, o inventário florestal, em função do alto custo, é o maior gargalo a ser enfrentado. 

Em busca de soluções inovadoras para o problema, o “Desafio Tecnológico – Inventário florestal” vai selecionar 15 startups, que passarão por um processo de capacitação, e oferecer R$ 100 mil para a empresa vencedora viabilizar um protótipo da tecnologia. As inscrições vão até o dia 23 de outubro. 

“O objetivo é atrair startups de todo o País para desenvolver tecnologias de campo ou sensoriamento remoto para a realização de inventário florestal. Embora a iniciativa esteja agora voltada para a cabruca, o inventário é uma questão para o Brasil todo, porque é indispensável para qualquer tipo de intervenção em área de floresta”, afirma Guilherme Moura, vice-presidente administrativo-financeiro da Federação de Agricultura da Bahia e responsável pela área de inovação da Senar.