Notícias

Líderes na corrida eleitoral pelo governo da Bahia recebem propostas de ação conjunta pelo Litoral Sul

Luiz Caetano (PT), coordenador geral de campanha do candidato Jeronimo Rodrigues

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia, representada por Mariana Sales e Ricardo Gomes, respectivamente Secretária Executiva e Presidente da organização, iniciaram diálogo com os candidatos líderes nas pesquisas na corrida pelo governo do estado da Bahia para levar as propostas construídas pela agência. Foram realizadas reuniões com as duas campanhas e oficializadas a entrega do documento “Educação, Cacau e Turismo: Propostas de ação com o Governo do Estado (2023-2026)”, lançado em evento do dia 11 de agosto em Ilhéus.

O documento, resultado de discussões e oficinas realizadas com diversos atores do território do Litoral Sul, sintetiza demandas e propostas nos três setores – Educação, Cacau e Turismo – e tem a intenção de sensibilizar os atuais candidatos e de influenciar as ações do próximo governador da Bahia. Com a abertura de diálogo realizada, a organização espera ter a porta aberta para levar à prática as ações propostas. O conteúdo está inteiramente disponível para download aqui.

O candidato ACM Neto (União Brasil) candidato

ADR

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia é uma organização sem fins lucrativos, facilitadora local com a capacidade de articular, planejar e implementar iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável do território. A atuação prioritária da Agência se dá pela articulação e mobilização de atores sociais, iniciativas e investimentos estruturantes pela e para a região. Em educação, por exemplo, a organização atua tanto na melhoria da qualidade do ensino regional, quanto na promoção de formações e pesquisas – questões fundamentais para qualquer desenvolvimento sustentável de longo prazo. Na economia, a ADR Sul da Bahia atua para estimular iniciativas que promovam desenvolvimento sustentável a partir das vocações e potenciais regionais, valorizando os ativos ambientais e naturais.

Para se tornar realidade, a ADR Sul da Bahia foi impulsionada por um conselho estratégico, responsável por aportar capital político, intelectual e financeiro à organização. Esse conselho é constituído pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSul), Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (AMURC), Sebrae, institutos Arapyaú e Humanize, além do Movimento Sul da Bahia Global, que representa a sociedade civil.

Veja a matéria publicada no blog Agravo sobre o tema.

Carmen Guerreiro

Recent Posts

Cacau é destaque em missão multissetorial do Brasil na África

Arapyaú e CIC integraram a comitiva que passou por Costa do Marfim e Gana, os…

3 semanas ago

Trabalho das mulheres no campo vira créditos de empoderamento

Mulheres do Assentamento Nova Vitória (Ilhéus/BA) discutem investimentos dos créditos de empoderamento feminino. Crédito: acervo.…

3 semanas ago

Brasil reforça soluções baseadas na natureza nos debates do Fórum Econômico Mundial

Protagonismo do Brasil para liderar soluções climáticas foi destaque em Davos. Crédito: acervo. Colocar o…

2 meses ago

Em 2025, restauração e sistemas alimentares ganham força na agenda do Arapyaú

Visão integrada ganha amplitude com a chegada da COP 30. Crédito: acervo. O Instituto Arapyaú…

2 meses ago

Inteligência artificial pela sustentabilidade e bioeconomia na Amazônia são prioridades do grupo de fellows do Arapyaú

Para o grupo de fellows do Instituto Arapyaú, 2024 foi um ano de consolidação de…

2 meses ago

A música que ajuda a manter as florestas e seus povos em pé

Produções mostram a ligação entre Amazônia e Mata Atlântica, dois territórios prioritários para a atuação…

2 meses ago