MapBiomas disponibiliza mosaicos de mapas em alta resolução

A partir de agora, as plataformas digitais com os mapas de ocupação do solo disponíveis no MapBiomas Brasil e no MapBiomas Alerta passam a ter como opção os mosaicos recentes de imagens Planet, com três metros de resolução. O MapBiomas é a primeira iniciativa no Brasil a disponibilizar esse material para o público, que foi possível graças ao acordo de cooperação entre a Planet e o Governo da Noruega, que envolveu ainda a Kongsberg Satellite Services (KSAT) e a Airbus. O contrato internacional, de cerca de US$ 43,5 milhões, tem como objetivo prover acesso universal a imagens de satélite em alta resolução para monitorar e contribuir nos esforços contra o desmatamento e em prol do desenvolvimento sustentável das regiões.

Nesta primeira etapa, os mapas base disponibilizados pelo MapBiomas são de mosaicos de outubro de 2020. Em breve, será possível ver os mapas mensais atualizados a cada 30 dias. 

A integração das imagens Planet nas plataformas tem origem no projeto NextGenMap, uma parceria do MapBiomas com a Planet, a Google e a Fundação Gordon & Betty Moore. Iniciado em 2018, pesquisadores de diferentes instituições que fazem parte da rede MapBiomas uniram esforços para integrar imagens PlanetScope diárias da constelação de satélites da Planet com a Plataforma Google Earth Engine (GEE), e desenvolver algoritmos de inteligência artificial para a extração de informação das imagens.

Em 2019, baseado na experiência do NextGenMap foi desenvolvido o MapBiomas Alerta – sistema que permite validar, refinar e gerar relatórios customizados para cada alerta de desmatamento detectado no Brasil com auxílio das imagens da Planet e o processamento em nuvem no Google Earth Engine.

MapBiomas disponibiliza mosaicos de mapas em alta resolução
Como acessar os mapas base da Planet: entre na plataforma MapBiomas Brasil ou MapBiomas Alerta, clique no último item do menu de ferramentas à direita, “Mapa Base”, e selecione “Mosaico Planet”