MapBiomas Indonésia: a primeira iniciativa fora da América do Sul

MapBiomas Indonésia: a primeira iniciativa fora da América do Sul

A Indonésia terá sua própria plataforma de mapeamento de cobertura e uso da terra. A Coleção 1 do MapBiomas Indonésia é a primeira iniciativa fora da América do Sul a utilizar os métodos da rede colaborativa MapBiomas. Como parte da implementação da ferramenta no país, analistas indonésios foram treinados por especialistas brasileiros que fazem parte do projeto. O resultado da parceria é fruto do trabalho em conjunto Sul-Sul sobre algoritmos de classificação com imagens capturadas por satélites Landsat da NASA para detectar alterações na cobertura da terra durante o período de 2000 até 2019.

Timer Manurung, coordenador do MapBiomas Indonésia, destaca o esforço colaborativo e a transparência que a plataforma oferece como diferenciais. “A colaboração indica até que ponto podemos encorajar esforços complementares, e a transparência significa que a tomada de decisões relevantes por parte do governo e partes interessadas, como concessões, podem ser contestadas por esse tipo de dados”.

De acordo com os resultados apresentados no lançamento, a Indonésia perdeu 12.885.851 milhões de hectares de floresta, sendo que 60,4% desta área converteu-se em agricultura. Os dados contam uma história de perda natural de floresta, substituída por milhões de hectares de agricultura, plantações de palma para óleo e madeira para celulose. Estudos anteriores já o demonstraram, mas os dados do MapBiomas Indonésia mostram de forma mais detalhada essa transformação e a propagação de áreas urbanas e agrícolas. “Para a população, a plataforma cumprirá seu papel de maneira significativa, ao gerar mais transparência na cobertura e uso da terra. Já para o governo, poderá ajudar de forma expressiva para um melhor planejamento do desenvolvimento”, conclui Timer.  

O MapBiomas Indonésia inclui 10 classes diferentes de cobertura e uso da terra – desde a mineração e plantio de palma até a floresta natural. “Esta é a primeira plataforma que, ao mesmo tempo, mostra muitas classes de ocupação e também a dinâmica da cobertura da terra”, finaliza.  

O lançamento foi feito no dia 10 de novembro, com transmissão direta da Indonésia. Assista abaixo.