MapBiomas lança iniciativa inédita que mapeia processo de queimada nos últimos 20 anos

MapBiomas lança iniciativa inédita que mapeia processo de queimada nos últimos 20 anos

Mais de 330 mil km² das florestas existentes hoje no Brasil pegaram fogo nos últimos 20 anos, sendo que 59% dessa área queimou duas vezes ou mais. A maior parte do fogo atinge vegetação nativa. Os dados inéditos fazem parte de uma iniciativa lançada no dia 3 de dezembro: o MapBiomas Fogo, que faz parte da 5ª coleção anual de mapas de cobertura e uso do solo do Brasil do projeto MapBiomas.

Pela primeira vez, foram consolidadas as informações sobre a área queimada a cada ano no Brasil, de 2000 a 2019, com a identificação do tipo de cobertura e uso da terra associado, como floresta, savana, agricultura ou pasto, entre outros. Também são disponibilizados dados de áreas acumuladas e frequência de cicatrizes para cada um dos biomas, estados, municípios, bacias hidrográficas e áreas protegidas do Brasil.

lançamento do MapBiomas Fogo
A divulgação do MapBiomas Fogo ocorreu de forma virtual, com a participação de Tasso Azevedo (MapBiomas), Ane Alencar e Vera Arruda (IPAM/MapBiomas), Douglas Morton (NASA) e Luiz Aragão (INPE).

O incêndio em florestas tropicais não é natural. Ele é causado principalmente pela ação humana, alimentada por um ambiente mais seco, que faz o fogo escapar de um pasto ou de uma área desmatada e entrar na mata, por exemplo. A frequência alta em algumas regiões reforça o papel do homem nesse processo de degradação”

Ane Alencar, diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e coordenadora do grupo que fez a pesquisa.

Para o coordenador do MapBiomas, Tasso Azevedo, o mapeamento é importante para tomada de decisões. “É fundamental entender o regime de fogo no Brasil, que leva à degradação das vegetações nativas e tem impacto na saúde das pessoas, nas mudanças climáticas, na biodiversidade e na economia”, afirma Tasso.

MapBiomas Fogo
Exemplo do MapBiomas Fogo.

O MapBiomas é uma iniciativa multi-institucional, que envolve universidades, ONGs e empresas de tecnologia, focada em monitorar as transformações na cobertura e no uso da terra no Brasil. Esta plataforma é hoje a mais completa, atualizada e detalhada base de dados espaciais de uso da terra em um país disponível no mundo.

Todos os dados, mapas, método e códigos do MapBiomas estão disponíveis gratuitamente no site mapbiomas.org