Notícias

Miguel Calmon é eleito secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional do Sul da Bahia Global

Miguel Calmon é o novo secretário executivo da Agência Regional de Desenvolvimento

Ter capacidade de articulação e de trabalho com diferentes atores e perfis, conhecimento e experiência em gestão de projetos e em captação de recursos. A partir desse perfil foi escolhido o novo secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), iniciativa idealizada por integrantes do movimento Sul da Bahia Global, desde 2017. Miguel Calmon, o novo secretário executivo, foi nomeado para a função por unanimidade, pela sua ampla experiência e formação em gestão, captação de recursos, meio ambiente e conhecimento da região. 

Miguel Calmon é PhD em Ciências do Solo pela Universidade Penn State, mestre em Engenharia de Irrigação pela Katholieke Universiteit Leuven e Engenheiro Agrônomo pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atuou por mais de 25 anos na área de pesquisa e extensão rural, gestão de empreendimentos agrícolas no Estado da Bahia e Pernambuco, e em diversas organizações nacionais e internacionais voltadas ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável, como The Nature Conservancy do Brasil, o Instituto BioAtlântica (IBIO), a Organização de Conservação da Terra (OCT), o Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), a União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), e o World Resources Institute do Brasil (WRI Brasil), onde é atualmente consultor sênior. 

Desde que ingressou no WRI Brasil, no início de 2017, Miguel Calmon tem coordenado o projeto VERENA, o qual busca demonstrar a viabilidade econômica do reflorestamento de espécies nativas e sistemas agroflorestais e atrair investimentos para acelerar e aumentar a escala da recuperação de áreas degradadas. Como membro da Coalizão Clima, Florestas e Agricultura, ele tem atuado como um dos líderes do Fórum de Florestas Nativas e liderado a Força Tarefa Silvicultura de Espécies Nativas. 

A escolha do novo secretário se deu por representantes de instituições que integram o movimento Sul da Bahia Global: UESC, UFSB, Ifbaiano, Amurc, Sebrae, PCTSul, CIC e INI. Os representantes fizeram suas indicações de nomes para a secretaria executiva considerando competências e habilidades para a função. 

Uma das principais atribuições do novo secretário executivo será a implementação e funcionamento de uma estrutura regional capaz de promover a interação com o conselho consultivo e de atrair potenciais parceiros e financiadores à Agência. 

“O processo de escolha do secretário foi um diferencial, pois não foram pré-estabelecidos nomes para concorrer à vaga. Foi uma escolha horizontal, onde cada integrante do movimento Sul da Bahia Global pôde apontar o nome de sua preferência e justificar a sua escolha por meio de competências e habilidade. Estamos muito confortáveis e felizes com o resultado desse trabalho de construção da ADR”, diz Ricardo Gomes, gerente do programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia, do Instituto Arapyaú. “Esperamos que, com sua consolidação, a Agência seja um vetor de fortalecimento regional e de integração de iniciativas”, completa. 

Um novo caminho

A formação da ADR começou há cerca de dois anos, tendo como objetivo alavancar o crescimento dos municípios de Canavieiras, Itacaré, Itabuna, Ilhéus, Uruçuca e Una, que formam a região da Costa do Cacau. No ano passado, a agência foi estruturada do ponto de vista operacional e jurídico, estando apta a fazer parte da estrutura do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSul). A consolidação desse processo se deu, agora, com a definição do seu conselho consultivo e a escolha do secretário executivo. 

A recomendação do perfil do secretário foi definida por meio de um trabalho de estudo de melhores práticas realizado com diversas agências brasileiras de desenvolvimento regional. 

A definição do conselho consultivo foi realizada pelo próprio movimento e terá por composição integrantes do poder público, iniciativa privada, academia e sociedade civil. O intuito é que o novo secretário atue em diálogo constante com este conselho. 

Miguel Calmon acumulará a função de Secretário Executivo da ADR Sul da Bahia com seu trabalho atual de Consultor Sênior do WRI Brasil.   

Como próximo passo, a ADR será formalizada a partir da revisão do estatuto do Parque Tecnológico, a ser realizada por membros da sua assembleia ainda este ano.

Carmen Guerreiro

View Comments

Recent Posts

Brasil reforça soluções baseadas na natureza nos debates do Fórum Econômico Mundial

Protagonismo do Brasil para liderar soluções climáticas foi destaque em Davos. Crédito: acervo. Colocar o…

3 semanas ago

Em 2025, restauração e sistemas alimentares ganham força na agenda do Arapyaú

Visão integrada ganha amplitude com a chegada da COP 30. Crédito: acervo. O Instituto Arapyaú…

3 semanas ago

Inteligência artificial pela sustentabilidade e bioeconomia na Amazônia são prioridades do grupo de fellows do Arapyaú

Para o grupo de fellows do Instituto Arapyaú, 2024 foi um ano de consolidação de…

3 semanas ago

A música que ajuda a manter as florestas e seus povos em pé

Produções mostram a ligação entre Amazônia e Mata Atlântica, dois territórios prioritários para a atuação…

3 semanas ago

Acompanhe o Arapyaú nas redes

Seja nosso seguidor e acompanhe todas as novidades; links abaixo. Crédito: divulgação. Com o objetivo…

3 semanas ago

Da Mata Atlântica à Amazônia e o lugar onde esses biomas se conectam

Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…

2 meses ago