O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS), formado por 13 municípios do sul da Bahia – incluindo três no qual o Arapyaú atua: Uruçuca, Itabuna e Itacaré –, está na última etapa da seleção do Melhoria da Educação, programa do Itaú Social. Em novembro serão conhecidas as iniciativas que vão participar do programa no ciclo 2021-2024.
Sendo selecionado, o Consórcio será o único representante do estado da Bahia no programa, e receberá apoio técnico ao longo de toda a gestão em exercício para enfrentar os problemas na educação pública local, identificados pelo planejamento estratégico dos municípios e territórios na etapa anterior. Assim, tecnologias educacionais, como a formação dos profissionais de educação, serão implementadas a partir do próximo ano.
Embora o CDS-LS exista há bastante tempo, só mais recentemente esses municípios passaram a contar com câmaras técnicas de educação, criadas com o apoio do Arapyaú e do Instituto Natura pela Rede de Apoio à Educação. “É muito legal ver que uma semente plantada até 2018, com a constituição da câmara técnica, que segue hoje autonomamente, tenha gerado resultados hoje para o território, trazendo outros parceiros para a região como o Itaú Social, tão reconhecido no âmbito da educação, para fortalecer a pauta da educação”, comemora Carolina Paseto, coordenadora de educação do programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia, do Arapyaú.
Como se trata de um programa dividido em etapas, mesmo os municípios e territórios que não foram selecionados para seguir para a última etapa da seleção, como Ilhéus (BA), receberão apoio ao longo de todo o segundo semestre de 2021. Esse apoio prevê o acompanhamento do plano estratégico municipal, de modo a facilitar a análise dos objetivos, estratégias e metas; também a formação mediada em Busca Ativa Escolar (Undime/Unicef); e a formação mediada sobre temas relacionados à educação na pandemia, incluindo cursos sobre flexibilização curricular, gestão da rede municipal para o ensino híbrido e acolhimento da comunidade escolar no contexto de crise sanitária.
“Ilhéus veio até a penúltima fase do programa, então também teve a oportunidade de aprender com o processo, de participar do planejamento estratégico, e segue com o apoio no segundo semestre para olhar para a questão do ensino híbrido”, observa Carolina.
Ela afirma que, para todos os municípios envolvidos no edital até agora, já é possível observar aprendizados e mudanças rápidas. “Todos fizeram o plano estratégico, uma oportunidade dos municípios pararem para olhar forças, fraquezas e oportunidades. Outra potência, em relação ao Consórcio, é os municípios atuarem coletivamente”, diz.
Rita Souza, articuladora regional da Câmara Técnica de Educação do CDS-LS no edital Melhoria da Educação, também acredita que a atuação conjunta dos municípios foi um dos pontos do processo que mais trouxe aprendizados para os envolvidos.
Temos a cultura de trabalhar na individualidade, cada município trazendo suas experiências e focados em si mesmos. Este edital traz esse ganho da prática do trabalho coletivo, do fazer em equipe, e isso traz ganhos enormes, porque passamos a compreender a educação pública do nosso território como educação coletiva, democrática e sobretudo participativa.”
Rita Souza, articuladora regional da Câmara Técnica de Educação do CDS-LS no edital Melhoria da Educação
Rita também avalia que esse trabalho colaborativo permitiu ter um panorama amplo da educação pública do território. “A gente teve a oportunidade de se reconhecer não apenas na individualidade mas na coletividade, e a partir daí compreender todas as vulnerabilidades que envolvem a educação pública no nosso território, a exemplo do processo ensino-aprendizagem, da distorção idade-série, da equidade, da inclusão, da gestão”, afirma.
Outro desafio enfrentado pela equipe foi passar por esse processo em meio à pandemia, considerando os cuidados necessários de prevenção à contaminação ao mesmo tempo em que a maior parte dos profissionais aprendia a se articular virtualmente – algo que não fazia parte da cultura de trabalho até pouco tempo atrás.
Com o objetivo de formar e qualificar tecnicamente gestores municipais de educação e suas equipes para contribuir com o planejamento, formulação, implementação e acompanhamento da política educacional, o Itaú Social criou o programa Melhoria da Educação em 1999.
Por meio de tecnologias educacionais voltadas para profissionais das redes públicas de ensino de todo o Brasil, a iniciativa combate os principais desafios identificados na educação nacional: acesso à educação, permanência na escola e aprendizado com equidade.
Em 2020, o programa trabalhou junto a 695 secretarias municipais e mais de 9 mil gestores, beneficiando cerca de 3 milhões de estudantes.