Notícias

Municípios do sul da Bahia avançam na seleção do programa Melhoria da Educação

Foto: Reprodução vídeo/Sandro Kakabadze

O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS), formado por 13 municípios do sul da Bahia – incluindo três no qual o Arapyaú atua: Uruçuca, Itabuna e Itacaré –, está na última etapa da seleção do Melhoria da Educação, programa do Itaú Social. Em novembro serão conhecidas as iniciativas que vão participar do programa no ciclo 2021-2024.

Sendo selecionado, o Consórcio será o único representante do estado da Bahia no programa, e receberá apoio técnico ao longo de toda a gestão em exercício para enfrentar os problemas na educação pública local, identificados pelo planejamento estratégico dos municípios e territórios na etapa anterior. Assim, tecnologias educacionais, como a formação dos profissionais de educação, serão implementadas a partir do próximo ano.

Embora o CDS-LS exista há bastante tempo, só mais recentemente esses municípios passaram a contar com câmaras técnicas de educação, criadas com o apoio do Arapyaú e do Instituto Natura pela Rede de Apoio à Educação. “É muito legal ver que uma semente plantada até 2018, com a constituição da câmara técnica, que segue hoje autonomamente, tenha gerado resultados hoje para o território, trazendo outros parceiros para a região como o Itaú Social, tão reconhecido no âmbito da educação, para fortalecer a pauta da educação”, comemora Carolina Paseto, coordenadora de educação do programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia, do Arapyaú. 

Aprendizados a partir do planejamento estratégico

Como se trata de um programa dividido em etapas, mesmo os municípios e territórios que não foram selecionados para seguir para a última etapa da seleção, como Ilhéus (BA), receberão apoio ao longo de todo o segundo semestre de 2021. Esse apoio prevê o acompanhamento do plano estratégico municipal, de modo a facilitar a análise dos objetivos, estratégias e metas; também a formação mediada em Busca Ativa Escolar (Undime/Unicef); e a formação mediada sobre temas relacionados à educação na pandemia, incluindo cursos sobre flexibilização curricular, gestão da rede municipal para o ensino híbrido e acolhimento da comunidade escolar no contexto de crise sanitária. 

“Ilhéus veio até a penúltima fase do programa, então também teve a oportunidade de aprender com o processo, de participar do planejamento estratégico, e segue com o apoio no segundo semestre para olhar para a questão do ensino híbrido”, observa Carolina. 

Ela afirma que, para todos os municípios envolvidos no edital até agora, já é possível observar aprendizados e mudanças rápidas. “Todos fizeram o plano estratégico, uma oportunidade dos municípios pararem para olhar forças, fraquezas e oportunidades. Outra potência, em relação ao Consórcio, é os municípios atuarem coletivamente”, diz. 

Rita Souza, articuladora regional da Câmara Técnica de Educação do CDS-LS no edital Melhoria da Educação, também acredita que a atuação conjunta dos municípios foi um dos pontos do processo que mais trouxe aprendizados para os envolvidos.

Temos a cultura de trabalhar na individualidade, cada município trazendo suas experiências e focados em si mesmos. Este edital traz esse ganho da prática do trabalho coletivo, do fazer em equipe, e isso traz ganhos enormes, porque passamos a compreender a educação pública do nosso território como educação coletiva, democrática e sobretudo participativa.”

Rita Souza, articuladora regional da Câmara Técnica de Educação do CDS-LS no edital Melhoria da Educação

Rita também avalia que esse trabalho colaborativo permitiu ter um panorama amplo da educação pública do território. “A gente teve a oportunidade de se reconhecer não apenas na individualidade mas na coletividade, e a partir daí compreender todas as vulnerabilidades que envolvem a educação pública no nosso território, a exemplo do processo ensino-aprendizagem, da distorção idade-série, da equidade, da inclusão, da gestão”, afirma.

Outro desafio enfrentado pela equipe foi passar por esse processo em meio à pandemia, considerando os cuidados necessários de prevenção à contaminação ao mesmo tempo em que a maior parte dos profissionais aprendia a se articular virtualmente – algo que não fazia parte da cultura de trabalho até pouco tempo atrás.

Melhoria da Educação

Com o objetivo de formar e qualificar tecnicamente gestores municipais de educação e suas equipes para contribuir com o planejamento, formulação, implementação e acompanhamento da política educacional, o Itaú Social criou o programa Melhoria da Educação em 1999.

Por meio de tecnologias educacionais voltadas para profissionais das redes públicas de ensino de todo o Brasil, a iniciativa combate os principais desafios identificados na educação nacional: acesso à educação, permanência na escola e aprendizado com equidade.

Em 2020, o programa trabalhou junto a 695 secretarias municipais e mais de 9 mil gestores, beneficiando cerca de 3 milhões de estudantes.

Carmen Guerreiro

Recent Posts

COP da Biodiversidade é marcada por entraves no financiamento para a conservação

Instituto Arapyaú participou de reunião com as ministras Marina Silva e Sonia Guajajara. Crédito: acervo.…

2 semanas ago

3ª edição do FIINSA foca em nova economia para preservação e conservação da floresta

Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia, organizado por Idesam e Impact…

2 semanas ago

Renata Piazzon comenta sobre o encontro de organizações da filantropia internacional no Brasil para discutir a conexão entre clima e natureza

Renata Piazzon, diretora-geral do Instituto Arapyaú. Crédito: Cauê Ito. O Instituto Arapyaú recebeu, entre os…

2 semanas ago

Brasil dá mais um passo rumo à Política Nacional de Bioeconomia

Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia (PNDBio) ganhou força durante a realização do Painel Técnico-Científico…

2 semanas ago

ADR Sul da Bahia vence edital e impulsiona Política Nacional de Cuidados no Estado

Rede participou da 10ª Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Crédito:…

2 semanas ago