No sul da Bahia, Itaú Social e Câmara Técnica de Educação realizam primeira formação presencial do programa Melhoria da Educação

No sul da Bahia, Itaú Social e Câmara Técnica de Educação realizam primeira formação presencial do programa Melhoria da Educação
Secretários municipais, equipe do CEDAc, CDS-LS e Itaú Social. Foto: ASCOM CDS-LS

A primeira formação presencial do programa Melhoria da Educação, promovido pelo Itaú Social, ocorreu neste mês e marca os próximos passos na área da educação no território litoral sul da Bahia, que foi contemplada com o edital do programa em 2021. A atividade envolveu duplas gestoras de cada município (formada por diretores escolares e coordenadores pedagógicos) e técnicos das secretarias municipais de educação dos 16 municípios que formam a Câmara Técnica de Educação (CTE) do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS-LS). Quatro desses municípios contam com a atuação do Arapyaú: Itacaré, Ilhéus, Itabuna e Uruçuca.

Realizada pela equipe da Comunidade Educativa CEDAC, a programação contou com apresentação dos participantes, momento cultural e com a formação na metodologia para o acompanhamento das aprendizagens, com foco na alfabetização, uma das prioridades dos municípios nesse ano letivo de retomada de atividades presenciais. O encontro também marcou a abertura do “Ciclo I”, o primeiro de quatro momentos de formação planejados para este ano. 

As formações ocorreram em 12 dos 16 municípios integrantes do consórcio, que foram divididos em polos de acordo com a implementação que será feita em cada um deles. As atividades realizadas neste primeiro ciclo tiveram foco em acesso, permanência e aprendizado com equidade, e visam impactar mais de 70 mil alunos da rede pública de educação da região.

Com duração de três anos, o programa Melhoria da Educação é estruturado para entender as demandas educacionais do município e construir um plano de ação para saná-las, colocando tecnologias da educação – o que inclui formação e qualificação dos profissionais – à disposição das Secretarias de Educação para a melhoria dos indicadores.