Notícias

No sul da Bahia, Itaú Social e Câmara Técnica de Educação realizam primeira formação presencial do programa Melhoria da Educação

Secretários municipais, equipe do CEDAc, CDS-LS e Itaú Social. Foto: ASCOM CDS-LS

A primeira formação presencial do programa Melhoria da Educação, promovido pelo Itaú Social, ocorreu neste mês e marca os próximos passos na área da educação no território litoral sul da Bahia, que foi contemplada com o edital do programa em 2021. A atividade envolveu duplas gestoras de cada município (formada por diretores escolares e coordenadores pedagógicos) e técnicos das secretarias municipais de educação dos 16 municípios que formam a Câmara Técnica de Educação (CTE) do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS-LS). Quatro desses municípios contam com a atuação do Arapyaú: Itacaré, Ilhéus, Itabuna e Uruçuca.

Realizada pela equipe da Comunidade Educativa CEDAC, a programação contou com apresentação dos participantes, momento cultural e com a formação na metodologia para o acompanhamento das aprendizagens, com foco na alfabetização, uma das prioridades dos municípios nesse ano letivo de retomada de atividades presenciais. O encontro também marcou a abertura do “Ciclo I”, o primeiro de quatro momentos de formação planejados para este ano. 

As formações ocorreram em 12 dos 16 municípios integrantes do consórcio, que foram divididos em polos de acordo com a implementação que será feita em cada um deles. As atividades realizadas neste primeiro ciclo tiveram foco em acesso, permanência e aprendizado com equidade, e visam impactar mais de 70 mil alunos da rede pública de educação da região.

Com duração de três anos, o programa Melhoria da Educação é estruturado para entender as demandas educacionais do município e construir um plano de ação para saná-las, colocando tecnologias da educação – o que inclui formação e qualificação dos profissionais – à disposição das Secretarias de Educação para a melhoria dos indicadores.

Carmen Guerreiro

Recent Posts

Bellagio Center: imersão em espaço de inovação para escalar soluções baseadas na natureza

Imersão organizada pelos institutos Arapyaú e Igarapé, no Bellagio Center, reuniu lideranças de diversos setores…

1 semana ago

Rede Conexão Povos da Floresta celebra seu impacto positivo em comunidades amazônicas

Iniciativa preza para que a conectividade mude positivamente a vida de comunidades indígenas, quilombolas e…

1 semana ago

Novo fellow do Instituto Arapyaú, Mariano Cenamo debate as oportunidades e os desafios da bioeconomia na Amazônia

Fundada em 2004 por Cenamo, a Idesam é uma organização que promove cadeias de valor…

1 semana ago

Criação de selo verde de cacau estimula e valoriza produção sustentável

Em junho foi sancionada a Lei 14.877/24, que cria os selos verdes “Cacau Cabruca” e…

1 semana ago

Arapyaú debate governança climática na Sustainability Week do BID

No evento, Angela Miller, Maria Teixeira, Roberto Waack e Valéria Café (da esquerda para a…

1 semana ago

Estratégia Nacional de Bioeconomia fortalece o potencial do Brasil nesse setor

A iniciativa reúne diretrizes para promover produtos, processos e serviços sustentáveis que combinem recursos biológicos…

1 semana ago