Novos arranjos globais de governança ambiental: Uma Concertação pela Amazônia serve como inspiração em revista da FGV

Concertação pela Amazônia serve como inspiração em revista da FGV

O enfrentamento das crises globais ambientais exige mudanças urgentes nos processos de desenvolvimento econômico e social. Diante desses desafios, as relações internacionais têm mostrado uma profunda exaustão.

Para Lívia Pagotto, gerente sênior de conhecimento do Instituto Arapyaú, e Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente e fellow do Instituto, a solução para as questões de sustentabilidade impõe a necessidade de explorar novos arranjos de governança ambiental.

Em artigo publicado em março na revista acadêmica GV-executivo, da Fundação Getúlio Vargas, as autoras apresentam a iniciativa Uma Concertação pela Amazônia como inspiração para governos, mercados e sociedade encontrarem esses novos arranjos para lidar com os desafios de sustentabilidade.

O artigo explora as novas fronteiras de uma governança voltada à valorização do capital natural e da promoção da justiça social a partir da Amazônia. Posiciona o desenvolvimento da Amazônia como tema prioritário para o planejamento e a criação de visão de longo prazo do Brasil.

Leia o artigo completo
Confira o caderno especial sobre sustentabilidade