O enfrentamento das crises globais ambientais exige mudanças urgentes nos processos de desenvolvimento econômico e social. Diante desses desafios, as relações internacionais têm mostrado uma profunda exaustão.
Para Lívia Pagotto, gerente sênior de conhecimento do Instituto Arapyaú, e Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente e fellow do Instituto, a solução para as questões de sustentabilidade impõe a necessidade de explorar novos arranjos de governança ambiental.
Em artigo publicado em março na revista acadêmica GV-executivo, da Fundação Getúlio Vargas, as autoras apresentam a iniciativa Uma Concertação pela Amazônia como inspiração para governos, mercados e sociedade encontrarem esses novos arranjos para lidar com os desafios de sustentabilidade.
O artigo explora as novas fronteiras de uma governança voltada à valorização do capital natural e da promoção da justiça social a partir da Amazônia. Posiciona o desenvolvimento da Amazônia como tema prioritário para o planejamento e a criação de visão de longo prazo do Brasil.
Leia o artigo completo
Confira o caderno especial sobre sustentabilidade
Anúncio foi feito durante o Partnership Meeting 2025, um dos maiores eventos do setor de…
Iniciativa setorial foi desenvolvida para promover o cacau nacional em mercados estratégicos, como Europa e…
Roberto Waack, Renata Piazzon, Julia Dias Leite e Izabella Teixeira estiveram ao lado de André…
Cooperação vai ao encontro da meta nacional de restaurar 12 milhões de hectares de matas…
Parceria pretende beneficiar diretamente 360 famílias produtoras de cacau do sul-baiano. Crédito: acervo. O Projeto…
Pauta foi debatida por especialistas de todo o mundo durante o Wood Construction Global Meeting.…