Notícias

O tempo é agora!

Encontro de Marcela Bonfim, artista e fotógrafa de Rondônia, e Joana Guimarães, reitora da UFSB. Produção: Bela Taberna

Em guarani, Arapyaú significa “um ato cíclico de recriação do mundo”. Neste ano, o papel articulador do Instituto reforçou esse significado em cada resultado alcançado, nas várias frentes de atuação. Projetos foram retomados, conexões com parceiros fortalecidas e novas parcerias marcaram esse ano de grandes desafios e importantes avanços.

A consolidação da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, que teve seu lançamento internacional durante a COP26, reafirma o senso de urgência da sociedade e confirma a importância de espaços de diálogo, sobretudo em tempos de polarização. Com o mesmo espírito, no sul da Bahia a articulação do Instituto possibilitou a chegada de novos parceiros a fim de acelerar a entrega da Nova Escola, no município de Uruçuca (BA). O momento também marca o primeiro ano do programa de Fellows do Arapyaú, com a cooperação de Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, professor da Ebape/FGV, e Marcelo Brito, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio, que vem trazendo conhecimento e orientações estratégicas e ampliando a capacidade de mobilização do Instituto.

Para celebrar o ano, o Arapyaú lança um vídeo institucional que discute os desafios ambientais e sociais sob a ótica de quatro mulheres, de regiões e áreas de atuação diversas: Marcela Bonfim, artista baseada em Rondônia e que colabora com a iniciativa Uma Concertação pela Amazônia; Thais Ferraz, diretora institucional do Arapyaú; Joana Guimarães, reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia; e a ex-ministra de Meio Ambiente Izabella Teixeira. No vídeo, o quarteto faz uma convocação à sociedade. “A hora de agir é agora. E tem muita oportunidade para que a gente consiga criar soluções”, diz Thais. “Acreditamos muito na força do coletivo. A sociedade unida consegue construir soluções que vão nos levar a um futuro com muito mais bem-estar social e valorização do patrimônio ambiental”. Como prega Marcela Bonfim, em uma fala que sintetiza o espírito do momento: “o tempo é agora, se você souber se relacionar com o hoje, você terá toda uma perspectiva de futuro”.

Carmen Guerreiro

Recent Posts

Brasil reforça soluções baseadas na natureza nos debates do Fórum Econômico Mundial

Protagonismo do Brasil para liderar soluções climáticas foi destaque em Davos. Crédito: acervo. Colocar o…

3 semanas ago

Em 2025, restauração e sistemas alimentares ganham força na agenda do Arapyaú

Visão integrada ganha amplitude com a chegada da COP 30. Crédito: acervo. O Instituto Arapyaú…

3 semanas ago

Inteligência artificial pela sustentabilidade e bioeconomia na Amazônia são prioridades do grupo de fellows do Arapyaú

Para o grupo de fellows do Instituto Arapyaú, 2024 foi um ano de consolidação de…

3 semanas ago

A música que ajuda a manter as florestas e seus povos em pé

Produções mostram a ligação entre Amazônia e Mata Atlântica, dois territórios prioritários para a atuação…

3 semanas ago

Acompanhe o Arapyaú nas redes

Seja nosso seguidor e acompanhe todas as novidades; links abaixo. Crédito: divulgação. Com o objetivo…

3 semanas ago

Da Mata Atlântica à Amazônia e o lugar onde esses biomas se conectam

Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…

2 meses ago