Notícias

O tempo é agora!

Encontro de Marcela Bonfim, artista e fotógrafa de Rondônia, e Joana Guimarães, reitora da UFSB. Produção: Bela Taberna

Em guarani, Arapyaú significa “um ato cíclico de recriação do mundo”. Neste ano, o papel articulador do Instituto reforçou esse significado em cada resultado alcançado, nas várias frentes de atuação. Projetos foram retomados, conexões com parceiros fortalecidas e novas parcerias marcaram esse ano de grandes desafios e importantes avanços.

A consolidação da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, que teve seu lançamento internacional durante a COP26, reafirma o senso de urgência da sociedade e confirma a importância de espaços de diálogo, sobretudo em tempos de polarização. Com o mesmo espírito, no sul da Bahia a articulação do Instituto possibilitou a chegada de novos parceiros a fim de acelerar a entrega da Nova Escola, no município de Uruçuca (BA). O momento também marca o primeiro ano do programa de Fellows do Arapyaú, com a cooperação de Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, professor da Ebape/FGV, e Marcelo Brito, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio, que vem trazendo conhecimento e orientações estratégicas e ampliando a capacidade de mobilização do Instituto.

Para celebrar o ano, o Arapyaú lança um vídeo institucional que discute os desafios ambientais e sociais sob a ótica de quatro mulheres, de regiões e áreas de atuação diversas: Marcela Bonfim, artista baseada em Rondônia e que colabora com a iniciativa Uma Concertação pela Amazônia; Thais Ferraz, diretora institucional do Arapyaú; Joana Guimarães, reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia; e a ex-ministra de Meio Ambiente Izabella Teixeira. No vídeo, o quarteto faz uma convocação à sociedade. “A hora de agir é agora. E tem muita oportunidade para que a gente consiga criar soluções”, diz Thais. “Acreditamos muito na força do coletivo. A sociedade unida consegue construir soluções que vão nos levar a um futuro com muito mais bem-estar social e valorização do patrimônio ambiental”. Como prega Marcela Bonfim, em uma fala que sintetiza o espírito do momento: “o tempo é agora, se você souber se relacionar com o hoje, você terá toda uma perspectiva de futuro”.

Carmen Guerreiro

Recent Posts

Da Mata Atlântica à Amazônia e o lugar onde esses biomas se conectam

Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…

1 semana ago

Arapyaú se consolida na agenda climática da filantropia global em 2024

Instituto completou 16 anos em 2024. Crédito: Acervo. 2024 ficará marcado como o ano em…

1 semana ago

O balanço da COP29 e o caminho até Belém

COP 29 foi realizada no Azerbaijão; em 2025, será no Brasil. Crédito: Kamran Guliyev/UN. O…

1 semana ago

Líderes de diferentes setores debatem futuro e desenvolvimento da Amazônia em Conferência sobre Novas Economias

Conferência reuniu especialistas nacionais e internacionais em Belém/PA. Crédito: IBRAM. A Conferência Internacional Amazônia e…

1 semana ago

Como a colaboração na bioeconomia é fundamental nas ações pelo clima

A bioeconomia é uma oportunidade para reduzir a dependência global dos combustíveis fósseis e para…

1 semana ago

COP da Biodiversidade é marcada por entraves no financiamento para a conservação

Instituto Arapyaú participou de reunião com as ministras Marina Silva e Sonia Guajajara. Crédito: acervo.…

1 mês ago