Notícias

O tempo é agora!

Encontro de Marcela Bonfim, artista e fotógrafa de Rondônia, e Joana Guimarães, reitora da UFSB. Produção: Bela Taberna

Em guarani, Arapyaú significa “um ato cíclico de recriação do mundo”. Neste ano, o papel articulador do Instituto reforçou esse significado em cada resultado alcançado, nas várias frentes de atuação. Projetos foram retomados, conexões com parceiros fortalecidas e novas parcerias marcaram esse ano de grandes desafios e importantes avanços.

A consolidação da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, que teve seu lançamento internacional durante a COP26, reafirma o senso de urgência da sociedade e confirma a importância de espaços de diálogo, sobretudo em tempos de polarização. Com o mesmo espírito, no sul da Bahia a articulação do Instituto possibilitou a chegada de novos parceiros a fim de acelerar a entrega da Nova Escola, no município de Uruçuca (BA). O momento também marca o primeiro ano do programa de Fellows do Arapyaú, com a cooperação de Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, professor da Ebape/FGV, e Marcelo Brito, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio, que vem trazendo conhecimento e orientações estratégicas e ampliando a capacidade de mobilização do Instituto.

Para celebrar o ano, o Arapyaú lança um vídeo institucional que discute os desafios ambientais e sociais sob a ótica de quatro mulheres, de regiões e áreas de atuação diversas: Marcela Bonfim, artista baseada em Rondônia e que colabora com a iniciativa Uma Concertação pela Amazônia; Thais Ferraz, diretora institucional do Arapyaú; Joana Guimarães, reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia; e a ex-ministra de Meio Ambiente Izabella Teixeira. No vídeo, o quarteto faz uma convocação à sociedade. “A hora de agir é agora. E tem muita oportunidade para que a gente consiga criar soluções”, diz Thais. “Acreditamos muito na força do coletivo. A sociedade unida consegue construir soluções que vão nos levar a um futuro com muito mais bem-estar social e valorização do patrimônio ambiental”. Como prega Marcela Bonfim, em uma fala que sintetiza o espírito do momento: “o tempo é agora, se você souber se relacionar com o hoje, você terá toda uma perspectiva de futuro”.

Carmen Guerreiro

Recent Posts

Bellagio Center: imersão em espaço de inovação para escalar soluções baseadas na natureza

Imersão organizada pelos institutos Arapyaú e Igarapé, no Bellagio Center, reuniu lideranças de diversos setores…

1 semana ago

Rede Conexão Povos da Floresta celebra seu impacto positivo em comunidades amazônicas

Iniciativa preza para que a conectividade mude positivamente a vida de comunidades indígenas, quilombolas e…

1 semana ago

Novo fellow do Instituto Arapyaú, Mariano Cenamo debate as oportunidades e os desafios da bioeconomia na Amazônia

Fundada em 2004 por Cenamo, a Idesam é uma organização que promove cadeias de valor…

1 semana ago

Criação de selo verde de cacau estimula e valoriza produção sustentável

Em junho foi sancionada a Lei 14.877/24, que cria os selos verdes “Cacau Cabruca” e…

1 semana ago

Arapyaú debate governança climática na Sustainability Week do BID

No evento, Angela Miller, Maria Teixeira, Roberto Waack e Valéria Café (da esquerda para a…

1 semana ago

Estratégia Nacional de Bioeconomia fortalece o potencial do Brasil nesse setor

A iniciativa reúne diretrizes para promover produtos, processos e serviços sustentáveis que combinem recursos biológicos…

1 semana ago