Pandemia traz oportunidade de inovação nas políticas públicas e na filantropia

A gerente de Conhecimento e Advocacy do Arapyaú, Lívia Pagotto, e o gerente do Programa Cidades e Territórios, Marcelo Cabral, publicaram artigo nesta terça-feira, 19/5, no jornal O Estado de S.Paulo, sobre as oportunidades de inovação nas políticas públicas e na filantropia durante a pandemia do novo coronavírus, a despeito de todas as mortes e as dificuldades enfrentadas pela população ao longo deste processo.

“A efetividade do investimento social (…) precisa buscar uma atuação conjunta com o orçamento público, tanto em termos de sua grandeza como em sua temporalidade”, ressaltam eles. No texto, eles mostram como políticas públicas e o investimento social privado estão vinculados e, no contexto da Covid-19, em que as ações dos governos estão voltadas para o combate à doença, as doações adotam o mesmo destino. Segundo o Censo GIFE 2018, 80% dos investidores sociais privados no Brasil alinham seus investimentos às políticas públicas de diversas formas.

Com isso, o Monitor das Doações Covid-19 já registra mais de R$ 4,8 bilhões em doações de fundações, institutos e empresas, número muito superior aos R$ 3,25 bilhões investidos em 2018 em projetos de interesse público (último ano de captura deste dado pelo Censo GIFE).

Leia o artigo na íntegra.