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Para a gestão democrática na relação escola-comunidade, “Nova Escola” de Serra Grande (BA) reativa conselho escolar

Neste mês, voltaram ao modelo presencial os encontros do colegiado, grupo formado por representantes das escolas que compõem o Centro Integrado de Educação Integral de Serra Grande, Eliés Haun e Eva Santos, além de comunidade engajada com o tema. Além da implementação do edital de projetos com a comunidade lançado no último ano, o grupo tem como meta a atualização do regimento escolar – documento que formaliza direitos e deveres no cotidiano da escola, pautados nas diretrizes do projeto político pedagógico, cuja última versão data de 2020. 

No encontro presencial do colegiado de maio, o grupo composto por mais de 70 pessoas conheceu as diretrizes para composição do conselho de escola, órgão que dá vida ao conceito de gestão democrática ao trazer representantes dos estudantes, professores, gestores, famílias e parceiros para decidir coletivamente assuntos importantes para as escolas. Para aqueles que não puderam estar no encontro, foram organizadas rodas de leitura e discussão do documento, ampliando a escuta e participação desde já. A data preliminar para a apresentação da versão final, a ser realizada online, é 2/6 às 18h.

Por reunir atores diversos, os conselhos têm um papel importante de transparência e legitimidade, uma vez que considera diversas vozes, inclusive dos próprios estudantes. Os membros do conselho são escolhidos a partir de uma eleição direta e têm mandato de um ano. Cada segmento da escola e da comunidade – seja o de alunos, professores, familiares, gestores e parceiros –  elege seus representantes, podendo votar em apenas um candidato. Interessados em acompanhar mais o processo e conhecer os demais requisitos podem se informar diretamente com a escola ou na página da prefeitura em questão.

Carmen Guerreiro

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