Publicações

Pastagens com viabilidade para sistemas agroflorestais com cacau no sul da Bahia

Pastagens com viabilidade para sistemas agroflorestais com cacau no sul da Bahia.

partir de análises anteriores e de cruzamento de dados secundários, este relatório teve como objetivo mapear e caracterizar as áreas de pasta- gem com viabilidade para estabelecimen- to de sistemas agroflorestais (SAFs) com cacau em 83 municípios do sul da Bahia. Para tanto, um grupo multidisciplinar de especialistas em aspectos agronômicos, legais e econômicos relacionados ao culti- vo de cacau e em geoprocessamento, es- colheu as variáveis e os critérios a serem considerados no mapeamento.

Como dado base, foi utilizado o mapeamen- to de qualidade das pastagens em 2020 produzido pelo LAPIG/MapBiomas Brasil e, na definição das áreas inviáveis foram le- vados em consideração temas como áreas de preservação permanente, unidades de conservação, terras indígenas, intensidade e duração do déficit hídrico, solos, declivi- dade, estradas, entre outros. Cerca de 84% das pastagens no território analisado foi considerado viável para o estabelecimento de SAFs com cacau, totalizando uma área de mais de 20 mil km2. Destas pastagens, mais de um terço apresenta sinais de degra- dação severa ou moderada. Os municípios com as maiores áreas de pastagem viáveis para o estabelecimento de SAFs com cacau encontram-se principalmente na porção sul e centro-oeste do território estudado, onde a produção atual de cacau é comparativa- mente menor. Mais da metade das pasta-

gens consideradas viáveis estão em áreas contíguas maiores que 500 ha, que possi- velmente se estendem por mais de uma propriedade rural, e outros 27,9% estão em áreas entre 50 ha e 500 ha. As classes mais comuns de solos entre as áreas considera- das viáveis são Latossolos Amarelos Distró- ficos, Latossolos Amarelos Distrocoesos e Chernossolos Argilúvicos Órticos. Entre as áreas consideradas viáveis, cerca de 17,8 % encontram-se em uma faixa que teve até 3 meses seguidos ou menos de déficit hídrico em metade ou mais do período de 2012 a 2021. Nas faixas de até 4 meses e até 5 meses seguidos de déficit, segundo o mesmo critério, foram mapeados, de forma cumulativa, respectivamente, 28,2 % e 52,9 % de áreas com viabilidade para estabele- cimento de SAFs. Assim, aproximadamente 47,1 % das áreas consideradas viáveis esti- veram sujeitas a mais de 5 meses seguidos de déficit hídrico na maioria do período analisado, apresentando, portanto, aptidão comparativamente menor para o cultivo em questão. Embora o grau de aptidão, o nível de manejo e investimentos necessá- rios para esta atividade sejam variáveis no território analisado, a presente análise res- salta o grande potencial para o reaproveita- mento de áreas já desmatadas para o culti- vo de cacau, gerando ganhos econômicos, segurança alimentar, além de ganhos para biodiversidade, aumento dos serviços ecos- sistêmicos e promoção de maior conectivi- dade na paisagem no sul da Bahia.

Carmen Guerreiro

Recent Posts

Passado, presente e o futuro do cacau sustentável brasileiro: uma conversa com Ricardo Gomes

Ricardo Gomes, gerente do programa Desenvolvimento Territorial do sul da Bahia. Crédito: Ana Lee Após…

4 semanas ago

ADR Sul da Bahia ganha espaço no debate sobre desenvolvimento sustentável

Seminário promovido pelo Sebrae nacional, foi realizado em Ilhéus. Crédito: acervo Fomentada e apoiada pelo…

4 semanas ago

Cases de sucesso com cacau: Arapyaú organiza comitiva de imersão no sul da Bahia

Comitiva do Arapyaú no sul da Bahia. Crédito: acervo Testemunhar os resultados práticos do CRA…

4 semanas ago

Instituto Arapyaú integra consórcio que vai ajudar a construir política brasileira para a bioeconomia

Projeto pretende ajudar o Brasil a colocar a bioeconomia no centro de sua política nacional.…

4 semanas ago

Fórum inédito discute soluções e desafios para financiamento climático

Renata Piazzon na abertura do Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas. Crédito: Fotoka /divulgação Com o…

2 meses ago

Brasil mostra ao mundo seu cacau sustentável

Anúncio sobre evento em 2025 da World Cocoa Foundation que será realizado no Brasil. Crédito:…

2 meses ago