Pela quarta vez, Tabôa é destaque no Prêmio Melhores ONGs do Brasil

Parceira do programa Desenvolvimento Territorial no Sul da Bahia, a Tabôa Fortalecimento Comunitário, sediada na vila de Serra Grande, em Uruçuca (BA), é uma das vencedoras do Prêmio Melhores ONGs pela quarta vez. A premiação é concedida às 100 melhores organizações do terceiro setor no Brasil – num universo de mais de 700 –, considerando boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.

“Receber pela quarta vez esse reconhecimento é importante para reforçar a necessidade de continuarmos a aperfeiçoar nossos processos de governança, gestão e transparência, comunicação, desenvolvimento de equipe, mobilização de recursos e monitoramento. É um reconhecimento também do impacto de nossas ações junto aos públicos atendidos. O prêmio foi importante também para fortalecer os vínculos com financiadores, gerando maior confiabilidade para estabelecimento de parcerias e busca de novos apoios”, avalia Roberto Vilela, diretor executivo da Tabôa. Ele destaca ainda o êxito na aplicação do crédito rural CRA a pequenos produtores de cacau no último ano. “Acredito que a emissão do CRA sustentável foi um fator importante para o alcance da premiação, pois contribuiu para ampliar nosso impacto socioambiental no campo e para o aperfeiçoamento da metodologia de monitoramento dos indicadores de sustentabilidade. Além disso, o CRA é uma iniciativa inovadora no campo do terceiro setor”.

Realizado desde 2017, o Prêmio Melhores ONGs é realizado pelo Instituto O Mundo que Queremos, pelo Instituto Doar e pelo Ambev VOA, com apoio de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Fundação Toyota do Brasil e do Instituto humanize. A equipe julgadora é formada por professores, doutorandos, mestrandos da FGV, jornalistas e lideranças sociais. Desde seu lançamento, a premiação alcançou grande visibilidade e continua crescendo, na medida em que se consolida como a principal referência em organizações filantrópicas no país.