Parceira do programa Desenvolvimento Territorial no Sul da Bahia, a Tabôa Fortalecimento Comunitário, sediada na vila de Serra Grande, em Uruçuca (BA), é uma das vencedoras do Prêmio Melhores ONGs pela quarta vez. A premiação é concedida às 100 melhores organizações do terceiro setor no Brasil – num universo de mais de 700 –, considerando boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.
“Receber pela quarta vez esse reconhecimento é importante para reforçar a necessidade de continuarmos a aperfeiçoar nossos processos de governança, gestão e transparência, comunicação, desenvolvimento de equipe, mobilização de recursos e monitoramento. É um reconhecimento também do impacto de nossas ações junto aos públicos atendidos. O prêmio foi importante também para fortalecer os vínculos com financiadores, gerando maior confiabilidade para estabelecimento de parcerias e busca de novos apoios”, avalia Roberto Vilela, diretor executivo da Tabôa. Ele destaca ainda o êxito na aplicação do crédito rural CRA a pequenos produtores de cacau no último ano. “Acredito que a emissão do CRA sustentável foi um fator importante para o alcance da premiação, pois contribuiu para ampliar nosso impacto socioambiental no campo e para o aperfeiçoamento da metodologia de monitoramento dos indicadores de sustentabilidade. Além disso, o CRA é uma iniciativa inovadora no campo do terceiro setor”.
Realizado desde 2017, o Prêmio Melhores ONGs é realizado pelo Instituto O Mundo que Queremos, pelo Instituto Doar e pelo Ambev VOA, com apoio de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Fundação Toyota do Brasil e do Instituto humanize. A equipe julgadora é formada por professores, doutorandos, mestrandos da FGV, jornalistas e lideranças sociais. Desde seu lançamento, a premiação alcançou grande visibilidade e continua crescendo, na medida em que se consolida como a principal referência em organizações filantrópicas no país.
Anúncio foi feito durante o Partnership Meeting 2025, um dos maiores eventos do setor de…
Iniciativa setorial foi desenvolvida para promover o cacau nacional em mercados estratégicos, como Europa e…
Roberto Waack, Renata Piazzon, Julia Dias Leite e Izabella Teixeira estiveram ao lado de André…
Cooperação vai ao encontro da meta nacional de restaurar 12 milhões de hectares de matas…
Parceria pretende beneficiar diretamente 360 famílias produtoras de cacau do sul-baiano. Crédito: acervo. O Projeto…
Pauta foi debatida por especialistas de todo o mundo durante o Wood Construction Global Meeting.…