Notícias

Pela quarta vez, Tabôa é destaque no Prêmio Melhores ONGs do Brasil

Parceira do programa Desenvolvimento Territorial no Sul da Bahia, a Tabôa Fortalecimento Comunitário, sediada na vila de Serra Grande, em Uruçuca (BA), é uma das vencedoras do Prêmio Melhores ONGs pela quarta vez. A premiação é concedida às 100 melhores organizações do terceiro setor no Brasil – num universo de mais de 700 –, considerando boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.

“Receber pela quarta vez esse reconhecimento é importante para reforçar a necessidade de continuarmos a aperfeiçoar nossos processos de governança, gestão e transparência, comunicação, desenvolvimento de equipe, mobilização de recursos e monitoramento. É um reconhecimento também do impacto de nossas ações junto aos públicos atendidos. O prêmio foi importante também para fortalecer os vínculos com financiadores, gerando maior confiabilidade para estabelecimento de parcerias e busca de novos apoios”, avalia Roberto Vilela, diretor executivo da Tabôa. Ele destaca ainda o êxito na aplicação do crédito rural CRA a pequenos produtores de cacau no último ano. “Acredito que a emissão do CRA sustentável foi um fator importante para o alcance da premiação, pois contribuiu para ampliar nosso impacto socioambiental no campo e para o aperfeiçoamento da metodologia de monitoramento dos indicadores de sustentabilidade. Além disso, o CRA é uma iniciativa inovadora no campo do terceiro setor”.

Realizado desde 2017, o Prêmio Melhores ONGs é realizado pelo Instituto O Mundo que Queremos, pelo Instituto Doar e pelo Ambev VOA, com apoio de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Fundação Toyota do Brasil e do Instituto humanize. A equipe julgadora é formada por professores, doutorandos, mestrandos da FGV, jornalistas e lideranças sociais. Desde seu lançamento, a premiação alcançou grande visibilidade e continua crescendo, na medida em que se consolida como a principal referência em organizações filantrópicas no país.

Carmen Guerreiro

Recent Posts

Da Mata Atlântica à Amazônia e o lugar onde esses biomas se conectam

Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…

1 mês ago

Arapyaú se consolida na agenda climática da filantropia global em 2024

Instituto completou 16 anos em 2024. Crédito: Acervo. 2024 ficará marcado como o ano em…

1 mês ago

O balanço da COP29 e o caminho até Belém

COP 29 foi realizada no Azerbaijão; em 2025, será no Brasil. Crédito: Kamran Guliyev/UN. O…

1 mês ago

Líderes de diferentes setores debatem futuro e desenvolvimento da Amazônia em Conferência sobre Novas Economias

Conferência reuniu especialistas nacionais e internacionais em Belém/PA. Crédito: IBRAM. A Conferência Internacional Amazônia e…

1 mês ago

Como a colaboração na bioeconomia é fundamental nas ações pelo clima

A bioeconomia é uma oportunidade para reduzir a dependência global dos combustíveis fósseis e para…

1 mês ago

COP da Biodiversidade é marcada por entraves no financiamento para a conservação

Instituto Arapyaú participou de reunião com as ministras Marina Silva e Sonia Guajajara. Crédito: acervo.…

3 meses ago