Portal Amazônia Legal em Dados reúne de forma inédita dados sobre a região, principais desafios e análises

Durante o webinar de lançamento do portal Amazônia Legal em Dados, os participantes foram enfáticos ao defender o desenvolvimento sustentável da Amazônia e em destacar a importância da geração de conhecimento para esse objetivo. A plataforma, neste sentido, vem suprir uma deficiência histórica em dados e informações confiáveis sobre a região. Nela estão disponíveis 113 indicadores divididos em 11 temas (ciência e tecnologia, demografia, desenvolvimento social, educação, economia, infraestrutura, institucional, meio ambiente, saneamento, saúde e segurança) a respeito da Amazônia Legal, além de análises de questões críticas e principais desafios nos últimos 10 anos. Os dados podem ser visualizados por municípios e dentro de quatro grandes divisões da Amazônia: arco do desmatamento, cidades, região antropizada e região conservada.

“A plataforma abre uma porta, e mostra que os dados são úteis e necessários. Hoje informação é poder, conhecimento, política, e é uma possibilidade de transformação. Se a gente quer mudar, não conseguirá sem saber o que está acontecendo do chão da floresta à superfície do governo”, disse a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Tatiana Schor, uma das convidadas do webinar. 

A plataforma Amazônia Legal em Dados foi fomentada pela iniciativa Uma Concertação Pela Amazônia, e pode ser acessada gratuitamente pelo link: amazonialegalemdados.info Um dos importantes representantes da Concertação, também professor da EBAPE/FGV e fellow do Instituto Arapyaú, Francisco Gaetani, reforçou o intuito da plataforma durante seu lançamento: “Por que uma plataforma de dados? Porque precisamos dar números aos problemas, às demandas, às reivindicações, e que permitam negociações sobre alocação de recursos, de investimentos, de gastos sociais. Os números contam apenas uma história da região, mas ajudam a embasar as falas em especial na interlocução com doadores, com governo federal, empresários e a sociedade civil organizada”, falou Gaetani. 

Webinar de lançamento da plataforma Amazônia Legal em Dados
Webinar de lançamento da plataforma, dia 24 de fevereiro de 2021, com o presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal e governador do Maranhão, Flávio Dino, o professor da FGV e fellow do Instituto Arapyaú, Francisco Gaetani, e o sócio-diretor da Macroplan, empresa que desenvolveu o portal, Gustavo Morelli.

Flávio Dino, presidente do Consórcio dos Governadores da Amazônia e governador do Maranhão, e o ex-governador do Pará Simão Jatene também participaram do evento. Ambos reforçaram a importância da plataforma para a construção de um modelo de desenvolvimento sustentável e inclusivo para a região. 

“A Amazônia é muito plural e diversificada. Ela é dos indígenas, povos originários, ribeirinhos, quilombolas, empreendedores, empresários, trabalhadores das cidades. Tem seus problemas urbanos e rurais e, portanto, esta plataforma nos ajudará a iluminar essas múltiplas realidades e a transformá-las”, disse o governador Dino.

O ex-governador Simão Jatene lembrou dos desafios e comemorou o fato de haver hoje muitos olhares em defesa da região e do seu desenvolvimento: “Temos que festejar esses momentos. O esforço coletivo é um caminho. Precisamos de mais sabedoria do que esperteza para construir um caminho, um novo sonho de país e de Amazônia. A experiência das últimas décadas de desenvolvimento da Amazônia não deu conta dos maiores desafios, mas não significa que não sejamos capazes de construir um caminho. A sabedoria está em unir as diferenças como caminho para redução das desigualdades”, disse Jatene, durante o webinar.

desafios da Amazônia Legal
página do portal Amazônia Legal em Dados com os desafios da região

Agilidade nos dados 

O portal Amazônia Legal em Dados permite checar com agilidade diferentes dados, como, por exemplo, quais os coeficientes de Gini (que mede a desigualdade de renda domiciliar per capita) dos estados e da região. O território da Amazônia Legal aparece em crescente evolução no coeficiente de Gini, que em 2019 foi de 0,535, próximo da média nacional (0,538), mas ainda distante da região Sul, que foi 0,467. Quanto mais próximo de 1, maior é a desigualdade. O melhor indicador na região foi registrado no Mato Grosso, de 0,456, em 2019, refletindo sua posição como o estado com a melhor renda domiciliar per capita da Amazônia Legal, no valor de R$ 1.360,20, enquanto a média da região é de R$ 872,00. 

Ao mesmo tempo, a plataforma Amazônia Legal em Dados mostra que a região teve crescimento nos últimos dez anos tanto do PIB total quanto do PIB per capita. Na década de 2008 a 2018, houve um crescimento real do PIB de 32% e a participação da região no PIB do país subiu 1,5 p.p. no período. Enquanto o PIB per capita da região teve um crescimento médio real de 1,2% ao ano, superior ao do Brasil (0,3%) e das demais regiões do país. Porém, é necessário ousar no crescimento do PIB per capita da região, o qual ainda é 38,7% inferior ao restante do país.

Amazônia Legal em números
números do lançamento da plataforma Amazônia Legal em Dados

O tema também teve repercussão na imprensa: 

Concertação faz compilação inédita de dados sobre Amazônia | Brasil | Valor Econômico (globo.com)

Amazônia Legal em Dados expõe diferenças e estimula caminhos para transformações – Imirante.com 

Amazônia Legal tem nova plataforma de informações para desenvolvimento sustentável – Vida Amazônica (vidaamazonica.com.br) 

Amazônia Legal ganha plataforma inédita de dados e análises

Assista aqui ao webinar de lançamento da plataforma.