Portal Geocovid MapBiomas traz dados e recursos para monitorar pandemia no país

O portal Geocovid MapBiomas é uma iniciativa que combina recursos de geotecnologias com inteligência artificial para monitorar e prever a evolução da pandemia de Covid-19 no território brasileiro. A partir de março, a plataforma foi atualizada com mais dados e opções de visualização, e permite ver, por exemplo, informações sobre a vacinação em todo o país, como: número de pessoas que receberam a primeira e a segunda dose, os índices de vacinação diários e as taxas por 100 mil habitantes para cada um desses grupos. Conta, ainda, com informações sobre as características dos imunizados, como idade e sexo biológico, etnia, público-alvo (profissionais de saúde, idosos, idosos institucionalizados, povos indígenas, comunidades tradicionais, pessoas com deficiência etc.), além da quantidade das vacinas aplicadas (da CoronaVac, Astrazeneca/Oxford ou da BioNTech/Pfizer).

O novo portal foi lançado em um evento online, dia 25/03, com um debate ao vivo sobre o desenvolvimento desta versão do Geocovid MapBiomas, que pode ser vista pelo perfil no YouTube (@mapbiomasbrasil) e também no Facebook (@mapbiomas). 

Além dos números de casos e óbitos e suas respectivas taxas de evolução por 100 mil habitantes, o novo Geocovid divulga a Taxa de Reprodução Efetiva – R(t) da infecção, uma estimativa que aponta o quanto a doença está se espalhando. A aba de projeções passará a ter três cenários: um baseado na taxa de contágio atual, outro em hipótese sem supressão de fluxo (distanciamento social) e alta taxa de contágio, e um terceiro com alta supressão de fluxo e baixa taxa de contágio. Todas as projeções mostram também a curva de demanda de leitos de enfermaria e UTI.

Rede nacional

O portal Geocovid foi lançado há um ano, com o propósito de monitorar o avanço da Covid-19, inicialmente, nos municípios da Bahia, ajudando as autoridades de saúde na gestão e no enfrentamento da pandemia no estado. A grande procura por pesquisadores, profissionais da imprensa e gestores públicos fez o projeto ser ampliado e firmar parceria com o MapBiomas.

Percebemos a necessidade de ampliar o projeto para todo o Brasil, não só por necessidade de melhorar o modelo, mas também de ampliar a oferta do serviço para outras regiões” 

professor Washington Franca-Rocha, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e coordenador do Geocovid MapBiomas.