Posicionamento do Instituto Arapyaú sobre a Nova Escola / Centro Integrado de Educação Integral (CIEI)

É notável o grande desejo da comunidade de Serra Grande, no município de Uruçuca (BA), de transformar a própria realidade a partir da educação pública de qualidade. Ao iniciar suas atividades neste território, o Arapyaú somou esforços com atores de diversas áreas para ajudar a materializar o sonho da comunidade de ter um espaço escolar mais adequado às suas aspirações. O sonho ganhou nome: Centro Integrado de Educação Integral (CIEI), um equipamento público gerido pelo governo municipal.

Para compor o CIEI, empresários locais doaram o terreno; a prefeitura se encarregou da obra, articulação da aprovação e do financiamento do projeto junto ao MEC; a população colaborou em todos os processos de decisão e o Arapyaú doou os projetos pedagógico, arquitetônico e paisagístico, assim como uma parte do mobiliário junto a outros parceiros, a ser entregue futuramente. 

Chamado de “Nova Escola” pela comunidade de Serra Grande, o CIEI visa atender mais de 3 mil alunos da creche ao ensino fundamental, com expectativa de parcerias também em outros níveis da educação, como ensino médio e profissionalizante. O projeto arquitetônico, assinado pela arquiteta Bia Goulart, é baseado nos princípios da arquitetura sustentável e recebeu destaque na publicação da Escola de Design da Universidade de Harvard. O desenho da nova escola une ecologia, urbanismo e educação.

A obra, licitada por R$ 16 milhões, é gerida pela prefeitura de Uruçuca e conta com financiamento do Governo Federal. Atualmente depende do repasse de verba para a sua conclusão, estimado em R$ 3,5 milhões (menos de 15%). O pagamento desta última parcela era previsto pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC) para o final do ano passado, mas até o momento não foi realizado, assim como ocorreu em diversos pontos do país.  O tempo para a conclusão da obra não é o ideal, mas o sonho está mais próximo do que nunca.

Para além da estrutura física, o Instituto Arapyaú segue colaborando para o fortalecimento da base pedagógica da Nova Escola/ CIEI. Alicerçado nos saberes locais e nas potências educativas do território de Serra Grande, o projeto político pedagógico (PPP) foi atualizado  de forma colaborativa com representantes das escolas municipais, pais de estudantes e a comunidade. O PPP do CIEI conecta toda a comunidade ao redor dessa escola que mobiliza toda a vila e aprende com ela. Uma parcela deste projeto pode ser adaptada para o contexto na estrutura física atual, mas sua concretização depende do espaço projetado para o CIEI.

Indicador de resultado na aprendizagem

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o indicador que mede a qualidade da educação. Divulgada em setembro de 2020, a edição  de 2019 mostra que o município de Uruçuca avançou 0,6 ponto no índice, e ficou a 0,1 ponto de alcançar o resultado esperado para aquele ano, que era de 4,3 pontos. A cidade também superou a nota do Ideb 2017, que havia ficado 0,4 ponto abaixo da meta estabelecida para aquele período. 

O avanço no Ideb 2019 é significativo quando comparado ao resultado do Brasil: em média, o crescimento foi de 0,3 ponto nas redes municipais brasileiras, contra aumento de 0,6 em Uruçuca. No estado da Bahia, apenas 22% dos municípios apresentaram evolução do Ideb igual ou superior ao crescimento de Uruçuca. 

A Escola Eliés Haun, que faz parte do CIEI, teve resultado mais expressivo ainda, superando sua meta e avançando o dobro da média do município. O engajamento dos profissionais da educação na busca por melhores resultados faz parte da transformação da educação em  Serra Grande e mostra que o novo espaço é mais um passo nesse processo que necessita do apoio e integração de todos.