Produtores que formam o Consórcio Cacau Bahia Especial participam de rodada virtual de negócios com foco na abertura de mercado nos Estados Unidos e Europa

Produtores que formam o Consórcio Cacau Bahia Especial participam de rodada virtual de negócios com foco na abertura de mercado nos Estados Unidos e Europa

Cacauicultores que formam o Consórcio Cacau Bahia Especial (CCBE) participaram da “Rodada Virtual de Negócios 2020 Cacau e Chocolate”, realizada entre os dias 17 e 19 de novembro. O evento foi organizado pelo Centro Internacional de Negócios (CNI) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), e reuniu empresas da Europa e dos Estados Unidos por meio de videoconferência para apresentar os produtores, além de palestras com especialistas do setor.

“O objetivo foi dar continuidade ao trabalho de atração de mercados para o sul da Bahia e estimular a internacionalização do cacau de qualidade para posicionar a região, e o Brasil, como referência mundial”, explica Ricardo Gomes, gerente do programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia. O Arapyaú participou da formação do CCBE em 2019, reunindo alguns cacauicultores com a missão de aumentar a reputação do cacau baiano e qualificar o modelo de negócio. O instituto foi o articulador da participação do consórcio no evento.

Ricardo Gomes também destacou a importância da aproximação do CCBE com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia e com a APEX-Brasil, assim como já havia sido feito com o AgroBR, parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. “Os produtores reconhecem o consórcio como sendo a organização para articular a participação nesses encontros com o objetivo de ampliar a exportação”, analisou.

Além de aumentar o conhecimento sobre a produção do território, os produtores estão dando continuidade à rodada com o envio de amostras e a organização de visitas ao sul da Bahia. A meta é  concretizar as ações comerciais em 2021.

A iniciativa também pode servir para incentivar a adesão de outros cacauicultores à iniciativa. Em 2019, o consórcio somou diversas conquistas: a análise de mercados, em parceria com o Sebrae; a realização de missão comercial para a Europa; a definição do modelo de governança; e a realização da primeira venda coletiva para uma chocolateria brasileira. 

O Instituto Arapyaú também esteve presente no final do ano passado no Fine Cacao and Chocolate Institute (FCCI) e no Salon du Chocolat, em Paris, na França, junto com o Centro de Inovação do Cacau (CIC) e o CCBE.