Prof Drª Joana Angélica Guimarães Luz se soma ao conselho do Instituto Arapyaú

Foto: UFSB

A reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães Luz, é a nova integrante do conselho do Instituto Arapyaú. Primeira mulher negra eleita reitora de uma universidade federal, Joana ocupa o cargo desde 2018 na da Universidade Federal do Sul da Bahia desde 2018, sendo vice-reitora na gestão anterior (2013-2018). Foi vice-presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes (2020-2021).

Filha de trabalhadores rurais e nascida nos arredores de Itabuna (BA), possui graduação em geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Environmental Resources Engineering And Forestry pela Cornell University (2003). 

Joana é experiente na área de recursos hídricos e meio ambiente, com ênfase em água subterrânea e vulnerabilidade de aquíferos. Coordenou a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental para construção da Rodovia Canavieiras-Belmonte, concluindo pela não recomendação diante do potencial impacto ambiental. Também foi consultora na elaboração do Plano de Saneamento Ambiental de Vitória da Conquista. 

Foi presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande e do Fórum Baiano de Comitês de Bacias (2009-2011), além de membro da International Association of Hydrological Science como representante no Brasil da Comissão de Água Subterrânea (2006-2008). Integrou a Câmara Técnica de Assessoramento Interdisciplinar da FAPESB (2008-2010) e foi consultora das Fundações de Amparo à Pesquisa do Amazonas e de Pernambuco.  

Atuou como membro da comissão que elaborou a proposta de criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, encaminhada ao MEC em 2007. Foi diretora do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da UFBA (2006-2011), sendo responsável pela implantação do campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras, desde a sua origem. Foi professora da pós-graduação em Geociências da Universidade Federal da Bahia (2004-2011) e da pós-graduação em Ciências Ambientais da mesma instituição (2010-2015). Participou da Comissão de Implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (2011-2013), onde exerceu o cargo de vice-reitora de 2013 até a eleição, quando se tornou a reitora da universidade (2018). Mais recentemente, foi vice-presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes (2020-2021).

A partir de 2012, participou ativamente da construção do projeto político-pedagógico da UFSB, declaradamente pautado por ideias de intelectuais como Anísio Teixeira, Milton Santos e Paulo Freire. Segundo ela, a UFSB, inaugurada em 2014, foi idealizada como uma universidade de inclusão: a jovem federal abriga 4,5 mil alunos de graduação e pós-graduação – cerca de 80% deles de famílias de baixa renda. A Universidade foi projetada para ter campus em três municípios: Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. 

Em agosto de 2022, recepcionou na UFSB o evento de consolidação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia, que também lançou oficialmente o documento “Educação, Cacau e Turismo: Propostas de ação com o Governo do Estado (2023-2026)”. Joana falou no evento: 

“Isso (a ADR) é fruto de uma discussão que já vinha ocorrendo entre várias instituições sobre questões dos municípios, as carências e as dificuldades. (…) Nós temos 4 dimensões, que são: educação, infraestrutura, meio ambiente e economia. É nessas áreas que encontramos os maiores problemas que enfrentamos na região. Esperamos dar uma alavancada nas discussões e, principalmente, que essas instituições trabalhem de forma mais organizada. A gente sabe que cada uma das nossas instituições faz alguma coisa e se nos juntarmos conseguimos fazer muito mais.”