Programa Cidades Sustentáveis e Ibope Inteligência apresentam pesquisa que revela como as administrações municipais enfrentam a pandemia

Programa Cidades Sustentáveis e Ibope Inteligência apresentam pesquisa que revela como as administrações municipais enfrentam a pandemia
Foto: Carlos Bassan

Cerca de 66% das cidades brasileiras encontram alguma dificuldade para disponibilizar à população testes de sorologia e do tipo RT-PCR que visam a identificar se a pessoa está infectada com o novo coronavírus. Este é um dos resultados da pesquisa “Impactos da Covid-19 nos municípios”, que foi divulgada em 6 de outubro pelo Programa Cidades Sustentáveis e pelo Ibope Inteligência.

A pesquisa foi realizada com prefeitos, secretários e gestores de 302 municípios brasileiros para levantar as ações das prefeituras de enfrentamento à pandemia. O estudo revelou que a área mais impactada pela doença foi a Educação, seguida pela geração de empregos. 

“Sete em cada dez municípios ouvidos disseram que a pandemia teve um impacto muito alto ou alto nas contas públicas”, explicou Patrícia Pavanelli, diretora de Políticas Públicas do Ibope Inteligência. Jorge Abrahão, coordenador geral do Instituto Cidades Sustentáveis, organização realizadora do Programa Cidades Sustentáveis e da Rede Nossa São Paulo, ressaltou ser necessário aprofundar a elaboração e divulgação dessas informações, por segmento da população, como forma de contribuir para o combate às desigualdades.

Segundo Abrahão, mesmo antes da pandemia, o contexto já era de um país com uma desigualdade muito grande e a economia caminhando de lado, em recessão. “Ao mesmo tempo que as demandas aumentam, há uma redução na arrecadação dos municípios. É difícil equilibrar essa equação”, completou.

Thais Ferraz, gerente de Planejamento e Comunicação do Instituto Arapyaú, destacou a mobilização da sociedade durante a pandemia: “Conseguimos ver nesse momento uma sociedade mais solidária. A mobilização de recursos filantrópicos no combate à pandemia teve um aumento expressivo”. Apesar dos desafios, os municípios também mostraram capacidade de inovação na busca por novas formas de colaboração.

Saiba mais sobre os resultados da pesquisa.

Confira o vídeo do evento de lançamento da pesquisa “Impactos da covid-19 nos municípios”: