Programa lança carta compromisso com o desenvolvimento sustentável para candidatos e partidos políticos

O Programa Cidades Sustentáveis (PCS), em parceria com o Projeto CITinova e apoio do Instituto Arapyaú, lançou em 1º de setembro uma campanha para estimular candidatos e candidatas aos cargos de prefeito e vereador nas Eleições 2020 a assinar uma carta de compromisso com o desenvolvimento sustentável e a Agenda 2030 em suas cidades. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar e engajar os candidatos, bem como os partidos políticos e a sociedade civil, na defesa da inclusão da sustentabilidade como premissa fundamental no planejamento urbano e nas políticas públicas municipais.

Para isso, três cartas de compromissos são disponibilizadas nesta fase do processo eleitoral: uma para pré-candidatos(as) à prefeitura, outra para pré-candidatos(as) à Câmara Municipal e a terceira destinada aos partidos políticos.

Ao assinar, os pré-candidatos e integrantes de diretório partidário se comprometem a colocar em prática diversas iniciativas e políticas públicas vinculadas ao tema. Em contrapartida, o Cidades Sustentáveis disponibiliza uma agenda completa para o desenvolvimento sustentável – a Plataforma Cidades Sustentáveis –, que inclui metodologias, ferramentas e conteúdo de apoio ao planejamento urbano integrado e à gestão municipal.

Acesse a página especial da campanha e veja mais detalhes.

Projeto CITinova

A campanha do PCS está sendo promovida em parceria com o Projeto CITinova, uma iniciativa multilateral, iniciada em 2018, realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), gestão da ONU Meio Ambiente e execução de instituições coexecutoras (o Programa Cidades Sustentáveis, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE, a ARIES/Porto Digital e a Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal).