Programa Lideranças Públicas 2022 da RAPS seleciona 80 participantes para nova edição

Programa Lideranças Públicas 2022 da RAPS seleciona 80 participantes para nova edição
Primeiro encontro com os 80 selecionados da 3ª edição do Programa Lideranças Públicas 2022

Com o objetivo de qualificar as eleições de 2022, 80 lideranças foram selecionadas para participar do Programa Lideranças Públicas. O programa, que está na 3ª edição, é uma iniciativa da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) com apoio da Fundação Lemann. Os selecionados terão mentorias em diversas áreas fundamentais para a gestão pública e a oportunidade de aprimorar conhecimentos para a disputa eleitoral deste ano. 

Pessoas que nunca se candidataram, ou o fizeram e não ganharam as eleições, puderam se inscrever, bem como as que possuem atualmente um mandato eletivo. Em todos os casos, o que contou foi o interesse em se candidatar a um cargo eletivo, prioritariamente neste ano.

O programa é gratuito e conta com formações teóricas e práticas, que ocorrerão de forma híbrida – online e presencial. As lideranças selecionadas terão mentorias sobre temas como marketing digital, estruturação de equipes, captação e mobilização de recursos, comunicação, sustentabilidade e clima, estratégia e inteligência política, combate às fake news e outros. O programa ocorre entre janeiro e junho deste ano. 

Os aprovados para essa edição são de 21 unidades federativas e de 18 partidos políticos. Estão incluídos entre eles grupos politicamente sub-representados. Quase metade das lideranças selecionadas são mulheres e 6% pessoas com deficiência (PCDs). Além disso, 34% são negros – desses, 23% pardos e 11% pretos –, além de 1% de indígenas.Fundada há quase uma década, a RAPS Brasil é uma organização sem fins lucrativos e apartidária, que tem como objetivo aprimorar a democracia e o processo político brasileiro, focando na sustentabilidade na política institucional.

Confira a lista dos aprovados.